O Processo criativo em Publicidade e os formatos All Type, All Image e Verbo-Visual

Cadernos De Pesquisa Interdisciplinar Em Ciências Humanas

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CAMPUS UNIVERSITáRIO DA TRINDADE S/N
Florianópolis / SC
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Telefone: (48) 3721-9405
ISSN: 16787730
Editor Chefe: Myriam Raquel Mitjavila
Início Publicação: 29/02/2000
Periodicidade: Semestral

O Processo criativo em Publicidade e os formatos All Type, All Image e Verbo-Visual

Ano: 2010 | Volume: 11 | Número: 98
Autores: Marina Aparecida Espinosa Negri
Autor Correspondente: Marina Aparecida Espinosa Negri | [email protected]

Palavras-chave: categoria all type, categoria all image, categoria verbo-visual, processo de criação, publicidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo figura como parte constituinte de uma pesquisa de Doutorado ora em andamento, direcionada à construção da mensagem publicitária na contemporaneidade, e sua intertextualidade com as artes e a tecnologia. Entenda-se o substantivo artes, aqui, como a expressão de enunciados consistentes. Esta abordagem, especificamente, localiza-se em uma fase do trabalho que considera as definições conceituais referentes aos formatos criativos de anúncios, em busca de consolidar duas intenções: estabelecer um paralelo entre os três básicos, denominados All Type, All Image e Verbo-Visual; e avaliar a interferência tanto dos processos criativos, como do aparato tecnológico, na execução de cada um deles. O percurso investigativo acena para algumas conclusões, dentre as quais a mais efusiva seria a de que recursos gráficos, na maioria dos casos, têm substituído processos de criação, e condicionado os públicos-alvo a compreenderem a Publicidade como uma atividade comunicacional eminentemente imagética, e nem sempre comprometida com a lógica.



Resumo Inglês:

This article appears as a part of a PhD research in progress, directed to the making of advertising in contemporary society, and its intertextuality with the arts and technology. It is understood the noun arts here, as the expression of consistent statements. This approach, specifically, is located in a work phase, which considers the conceptual definitions relative to creative adds formats, searching to consolidate two intentions: to stablish a parallel among the three basic, named All Type, All Image and Mix; and to check the interference of the creative processes, and high technology in the execution of each of these models. The research journey beckons to some conclusions, among which the most effusive would be that the high tech apparatus, in most cases, has replaced the creative process, and conditioning targets to understand Advertising as a communication activity eminently visual, and not always committed to the logic.