O PRESENTE DE GREGO NOS 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL: A REFORMA TRABALHISTA E A TRANSIÇÃO PARA UM MODELO INTERMITENTE DE TRABALHO

Revista dos Estudantes de Direito da UnB

Endereço:
Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, Faculdade de Direito - Asa Norte
Brasília / DF
70919-970
Site: http://periodicos.unb.br/index.php/redunb/
Telefone: (61) 3107-0710
ISSN: 2177-6458
Editor Chefe: Letícia Pádua Pereira/Equipe Editorial
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Direito

O PRESENTE DE GREGO NOS 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL: A REFORMA TRABALHISTA E A TRANSIÇÃO PARA UM MODELO INTERMITENTE DE TRABALHO

Ano: 2018 | Volume: 14 | Número: 2
Autores: Stéfano Cunha Araújo
Autor Correspondente: Stéfano Cunha Araújo | [email protected]

Palavras-chave: Reforma trabalhista;Contrato intermitente de trabalho; Democracia constitucional;Cidadaniainclusiva;Controle de constitucionalidade;Justiça do Trabalho; Ministério Público do Trabalho;Ministério do Trabalho.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigotem como finalidade analisar,de forma crítica,umacontecimento contemporâneo do cenário político-jurídico brasileiro: a reforma trabalhista e a transição de um modelo de emprego direto, formale duradouro (o contrato de trabalho por tempo indeterminado) para um modelo de engajamento fortuito e fracionariamente remunerado (o contrato intermitente de trabalho). Areflexão visa a desmistificar a chamada modernização das leis trabalhistas, demonstrando que,na verdade,se trata de uma revogação de direitos fundamentais ao arrepio da Constituição Federal.



Resumo Inglês:

The article intendsto propose a critical analysisabout apolitical movement that remount the last two years ofBrazil ́s policy: the labor Law reform and the consequent transition between a formal and long labor relationship (traditional labor contract) to a freelance model(intermittent contract). The intended discourse is about how the extinction of elementary constitutional rights atthe labor arena represents not a modernization but a racking ball against human rights andthe concept of labor ́s citizenship and dignity.