O pop não poupa ninguém – observações sobre a dessacralização do papado na canção “O papa é pop”

REBEF - Revista Brasileira de Estudos Fonográficos

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ISSN: 2764-1376
Editor Chefe: Glaucio J. C. Machado
Início Publicação: 04/10/2021
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O pop não poupa ninguém – observações sobre a dessacralização do papado na canção “O papa é pop”

Ano: 2021 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Iana C. O. Nunes, Carlos Eduardo Calvani
Autor Correspondente: Carlos Eduardo Calvani | [email protected]

Palavras-chave: religião, indústria cultural, papa, papado

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O propósito do presente texto é comentar a canção “O Papa é Pop” da banda gaúcha “Engenheiros do Hawaii” como expressão cultural que destaca o poder da “cultura pop” e da indústria cultural frente ao poder religioso simbolizado na instituição do papado. Para tanto, após informações sobre a banda, o artigo comenta brevemente o álbum e sua proposta de estética pop. Na sequência, oferecemos breves informações sobre a instituição do papado como símbolo do poder religioso no catolicismo e finalizamos com uma breve análise da canção. Este texto foi produzido como trabalho final da disciplina “Estudos em Religião, Conhecimento e Linguagem I” ministrada pelos professores Carlos Eduardo Brandão Calvani e Gláucio José Couri Machado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no semestre 2021.1.