O papel da esposa no Brasil e em Portugal na década de 1930: sua representação nos romances A mulher que fugiu de Sodoma e Ana Paula

Tempo

Endereço:
Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O, Sala 513, 5° andar
/ RJ
0
Site: http://www.historia.uff.br/tempo
Telefone: (21) 2629-2920
ISSN: 14137704
Editor Chefe: Alexandre Vieira Ribeiro
Início Publicação: 30/11/1996
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

O papel da esposa no Brasil e em Portugal na década de 1930: sua representação nos romances A mulher que fugiu de Sodoma e Ana Paula

Ano: 2016 | Volume: 22 | Número: 40
Autores: Antony Cardoso Bezerra
Autor Correspondente: A. C. Bezerra | [email protected]

Palavras-chave: condição da mulher nos anos 1930, José Geraldo Vieira, Joaquim Paço d’Arcos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Como representação ficcional da realidade, o romance, sobretudo o do modo realista, não está alheio à conjuntura histórica em que é produzido e de que se ocupa. À luz dessa condição, investiga-se, em cotejo, como os romances A mulher que fugiu de Sodoma (1931), do escritor brasileiro José Geraldo Vieira, e Ana Paula (1938), do romancista português Joaquim Paço d’Arcos, abordam uma questão chave de seu mundo: a desestruturação de um casamento em decorrência do comportamento desregrado do marido e, em face disso, o papel desempenhado pela esposa. Com recorrência a estudos sobre representação de Erich Auerbach e de Roger Chartier, bem como sobre a mulher e o casamento, como os de Mary del Priore, Anália Cardoso Torres e Irene Vaquinhas, leem-se as narrativas literárias
criticamente, atentando para sua inserção histórica. Enquanto Vieira apresenta, com Lúcia, uma agência no abandono físico do marido, Paço d’Arcos elabora Ana Paula como uma esposa que até à ruína permanece com a consorte.



Resumo Inglês:

The realist novel, more than other modes of fictional representation, relates to the historical conjoncture where is produced and which it focuses. By considering that condition, this paper investigates and compares the novels A mulher que fugiu de Sodoma (1931), by Brazilian writer José Geraldo Vieira, and Ana Paula (1938), by Portuguese novelist Joaquim Paço d’Arcos, regard an important issue of their world: a marriage wreck due a vile behaviour of husbands and the resulting role played by wifes. Based on studies by Erich Auerbach and Roger Chartier about representation and on investigations by Mary del Priore, Anália Cardoso Torres and Irene Vaquinhas about women and marriage, literary narratives are critically approached, considering also their historic inserction. Whereas Vieira presents the agency of Lúcia, who leaves her husband, Paço d’Arcos builds Ana Paula as a wife who stays with her spouse untill his breakdown.



Resumo Espanhol:

La novela, una representación ficticia de la realidad, especialmente en su forma realista, no se aleja al contexto histórico en que se produce y que trata. A la luz de esta condición, se hace una lectura paralela de las novelas A mulher que fugiu de Sodoma (1931), de lo escritor brasileño José Geraldo Vieira, y Ana Paula (1938), de lo novelista portugués Joaquim Paço d’Arcos, en la representación de un problema clave de su mundo: la desintegración de un matrimonio debido al mal comportamiento de los maridos y la reacción de las esposas. Teniendo en cuenta los estudios sobre representación, de Erich Auerbach y Roger Chartier, y sobre las mujeres y el matrimonio (p. ej. Mary del Priore, Anália Cardoso Torres e Irene Torres), se hace un examen crítico de las narrativas literarias en su inserción histórica. Mientras Vieira presenta el carácter activo de Lucía, en el abandono físico del marido, Paço d’Arcos elabora Ana Paula como una esposa que está con su marido hasta el final.



Resumo Francês:

Le roman réaliste, plus que d’autres modalités de représentation fictionnel, établit un rapport avec le conjoncture historique où est produit et qui est couverte par celui-ci. En considérant la condition de la femme, cet article étudie et compare les romans A mulher que fugiu de Sodoma (1931), par l’écrivain brésilien José Geraldo Vieira, et Ana Paula (1938), par le romancier portugais Joaquim Paço d’Arcos, en se concentrant dans un élément important de leur monde : la destruction d’un mariage en raison du comportement ignominieux des maris et, en conséquence, le rôle joué par les épouses. Basé sur des études réalisées par Erich Auerbach et Roger Chartier sur la représentation aussi bien que sur la recherche développée par Mary del Priore, Anália Cardoso Torres et Irene Vaquinhas sur les femmes et le mariage, les récits littéraires sont abordés de façon critique dans leur inserction historique. Tandis que Vieira présente le comportement actif de Lúcia, qui quitte son mari, Paço d’Arcos construit Ana Paula comme une femme qui reste avec son mari jusqu’à la fin.