O Olho Selvagem Vilém Flusser e sua “Teoria” do Cinema

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ISSN: 2318-5694
Editor Chefe: Profa. Dra. Luciana Coutinho Pagliarini Souza
Início Publicação: 04/06/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

O Olho Selvagem Vilém Flusser e sua “Teoria” do Cinema

Ano: 2020 | Volume: 8 | Número: 19
Autores: E. Felinto
Autor Correspondente: E. Felinto | [email protected]

Palavras-chave: Vilém Flusser. Cinema expandido. Pós-humanismo. Pós-história.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os textos e reflexões esporádicos de Vilém Flusser sobre o cinema nos permitem ao menos esboçar os princípios gerais de uma teoria, fundada na ideia do papel social desse meio como elemento de intervenção e transformação da cultura. A hipótese central do artigo é que as ideias do pensador checo convergem na noção do cinema como instrumento de preparação para a vida em uma sociedade pós-histórica. Suas proposições sobre o tema se aproximam tanto da noção de um cinema expandido como de conceitos desenvolvidos no campo do pós-humanismo, das filosofias da diferença e de proposições cosmopolíticas. Mais que isso, pretende-se sugerir que certas práticas textuais do autor também operam a partir de mecanismos essencialmente cinematográficos.



Resumo Inglês:

Vilém Flusser’s sporadic texts and reflections on film enable us to at least sketch the main elements of a theory anchored in the idea of the medium’s social role as a tool for cultural intervention and transformation. The core hypothesis is that Flusser’s ideas coalesce in the notion of cinema as a useful tool for living in a posthistorical society. His propositions on the topic approach the idea of expanded cinema as well as concepts derived from posthumanism, the philosophies of difference and cosmopolitical propositions. Moreover, I want to argue that some of the author’s textual practices also operate in connection with essentially cinematic mechanisms.



Resumo Espanhol:

Los textos esporádicos de Flusser sobre el cine nos permiten por lo menos bosquejar os elementos generales de una teoría ancorada en la idea del papel social de ese medio como elemento de intervención y transformación de la cultura. La hipótesis central del artículo es que las ideas del pensador checo convergen en la noción del cine como instrumento de preparación para la vida en una sociedad posthistórica. Sus proposiciones sobre el tema se acercan tanto de la noción de cine expandido como de conceptos desarrollados en el campo del posthumanismo, de las filosofías de la diferencia e de las proposiciones cosmopolíticas. Además, sugiero que certas prácticas textuales del autor también operan a partir de mecanismos esencialmente cinematográficos.