O olhar oposicional e a forma segregada: raça, gênero, sexualidade e corpo na cinematografia hollywoodiana e brasileira (1930-1950)

ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste

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ISSN: 2358-5587
Editor Chefe: Marcos Aurélio da Silva
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia

O olhar oposicional e a forma segregada: raça, gênero, sexualidade e corpo na cinematografia hollywoodiana e brasileira (1930-1950)

Ano: 2015 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Luis Felipe Kojima Hirano
Autor Correspondente: Luis Felipe Kojima Hirano | [email protected]

Palavras-chave: cinema, raça, gênero, sexualidade, corpo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse artigo pretende discutir de que forma as relações raciais se internalizaram nas convenções adotadas pelos cinemas hollywoodiano e brasileiro durante a década de 1930 a 1950. Esse período é marcado pelo Código Hays, implementado em 1934, que tinha como uma de suas principais preocupações uma pedagogia de raça, gênero e sexualidade, proibindo, nos filmes, qualquer representação e/ou apologia da miscigenação. Tal código, que internalizava a segregação racial nos Estados Unidos na forma cinematográfica, definiu as convenções do cinema hollywoodiano, que foram traduzidos na forma dos filmes brasileiros do período.



Resumo Inglês:

This article aims to discuss how race relations were internalized in the conventions adopted by Hollywood and Brazilian cinemas during the 1930s to the 1950s. This period is marked by the Hays Code, implemented in 1934, which had pedagogy as one of its main concerns of race, gender and sexuality, prohibiting, in the films, any representation and / or apology for miscegenation. This code, which internalized racial segregation in the United States in cinematographic form, defined the Hollywood cinema conventions, which were translated into the form of Brazilian films of the period.



Resumo Espanhol:

Este artículo tiene como objetivo discutir cómo las relaciones raciales se internalizaron en las convenciones adoptadas por los cines de Hollywood y Brasil durante los años 1930 a 1950. Este período está marcado por el Código Hays, implementado en 1934, que tenía a la pedagogía como una de sus principales preocupaciones. de raza, género y sexualidad, prohibiendo, en las películas, cualquier representación y / o disculpa por mestizaje. Este código, que internalizó la segregación racial en los Estados Unidos en forma cinematográfica, definió las convenciones del cine de Hollywood, que se tradujeron a la forma de películas brasileñas de la época.



Resumo Francês:

Cet article vise à discuter de la manière dont les relations raciales ont été internalisées dans les conventions adoptées par les cinémas hollywoodiens et brésiliens des années 30 aux années 50. Cette période est marquée par le Code Hays, mis en œuvre en 1934, qui avait la pédagogie comme l'une de ses principales préoccupations de race, de genre et de sexualité, interdisant, dans les films, toute représentation et / ou excuse pour le métissage. Ce code, qui a internalisé la ségrégation raciale aux États-Unis sous forme cinématographique, a défini les conventions du cinéma hollywoodien, qui ont été traduites sous la forme de films brésiliens de l'époque.