O NOVO (OUTRO) EU: IDENTIDADE E DESDOBRAMENTOS DO SUJEITO EM TODOS OS NOMES DE JOSÉ SARAMAGO

Revista Entheoria

Endereço:
Rua Orlando Tavares Macedo - Zona de Expansão (Aruana)
Aracaju / SE
49000447
Site: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/index
Telefone: (75) 9916-9070
ISSN: 2446-6115
Editor Chefe: Jean Paul d'Antony Costa Silva
Início Publicação: 02/07/2014
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O NOVO (OUTRO) EU: IDENTIDADE E DESDOBRAMENTOS DO SUJEITO EM TODOS OS NOMES DE JOSÉ SARAMAGO

Ano: 2014 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: L. Barbosa, N. G. Neto.
Autor Correspondente: L. Barbosa | [email protected]

Palavras-chave: IDENTIDADE, DESDOBRAMENTOS DO SUJEITO, TODOS OS NOMES, ESPAÇO FRONTEIRIÇO, LIMIAR.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O livro Todos os Nomes propõe uma reflexão sobre a questão da identidade do sujeito. Pretendemos, pois, refletir sobre como esta se configura, discursivamente, na composição do protagonista do livro em questão. Nossa proposta é deslindar, nas linhas e entrelinhas do texto, o projeto artístico do escritor e entender suas concepções de sujeito e identidade implícitos. Baseados nos aportes bakhtinianos, comporemos um caminho de leitura que perscrute a construção discursiva da obra de forma a interpretar suas possíveis significações e que demonstre como, no discurso de Saramago, a questão da identidade se articula com outros elementos romanescos de forma a articular imagens e linguagens.



Resumo Inglês:

The book Todos os Nomes proposes a reflection on the question of the identity of the contemporary subject. We intend reflects on how to configure, discursively, the book in question. Our proposal is to unravel, the lines and between lines of text, the writer's art project and understand the concepts of subject and identity. Based on the contributions Bakhtin, tread a way of reading that peer into the discursive construction of the work in order to interpret their possible meanings and demonstrates how, in the speech of Saramago, the question of identity is linked to other elements in articulating novelistic images and languages.