O modelo de codificação e decodificação de Stuart Hall e as atuais Interfaces Naturais de Usuário

DAPesquisa

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

O modelo de codificação e decodificação de Stuart Hall e as atuais Interfaces Naturais de Usuário

Ano: 2018 | Volume: 13 | Número: 21
Autores: Guilherme Philippe Garcia Ferreira, Adriano Heemann
Autor Correspondente: Guilherme Philippe Garcia Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: design de interação, interface háptica, comunicação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A cada novo ciclo de desenvolvimento tecnológico surgem interfaces e interações que solicitam um novo olhar sobre a informação. Neste ensaio, discutimos a Interação Humano-Computador através do diálogo entre a produção “Codificação e Decodificação” de Stuart Hall com as Interfaces Naturais de Usuário, em especial no contexto ainda pouco explorado da háptica. Com este estudo, sugerimos que a codificação de elementos táteis não deve ser considerada mera aplicação de uma representação real no ambiente simulado. Ela deve ser considerada, sobretudo, um modo de compreensão dos referenciais e conhecimento dos envolvidos. Para tanto, iniciamos uma contextualização das características apontadas no referido trabalho de Stuart Hall, traçamos paralelos com as Interfaces Naturais de Usuário, os referenciais táteis, a construção da imagem e, por fim, o projeto destas informações nos ambientes interativos. Não é nossa pretensão exaurir todas as possibilidades deste diálogo, mas sim, caracterizar pontos gerais do discurso dos documentos apresentados, explorar suas convergências e lacunas. Ao final, com esta contribuição ao campo teórico pretendemos que o leitor ambicione explorar ainda mais as relações possíveis entre os estudos da comunicação e os novos canais informacionais.



Resumo Inglês:

The ethnographic approach has been increasingly adopted at different stages of design process. At the beginning of the project, it can assume a strategic role and assist in identifying the users' needs. However, Anthropology (area of ethnography origin) and Design differ in terms of purpose, time spent for research and knowledge acquired during a training of professionals and, after that, it is understood that the ethnographic approach must passes through adaptations to be applied in the area of Design. With this study, we sought to understand how an ethnographic approach presents itself when it is applied at the
beginning of the design process to identify the users' needs. Therefore, they were investigated the occurrence of ethnographic research as a scientific method and the field research with users in process design. As result, were defined the main aspects of ethnographic approach applied to design and identified some users' research methods influenced by such aspects. It was realized that the ethnographic approach has been used in companies through the application of methods that presents the aspects identified in this study. These methods are based, mainly, on observation in context and conversation, in which it is sought to understand deeply how users behave in reality and thus, identifying their needs and projects to meet them.