O mestiço e a nação: a questão racial no Muralismo mexicano e suas reverberações no século XXI

Revista Escripturas

Endereço:
Rodovia BR 203, Km 2 s/n - Vila Eduardo
Petrolina / PE
56328-900
Site: https://www.revistaescripturas.com/
Telefone: (87) 3866-6468
ISSN: 2526-6543
Editor Chefe: Fernando Mattiolli Vieira
Início Publicação: 01/03/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

O mestiço e a nação: a questão racial no Muralismo mexicano e suas reverberações no século XXI

Ano: 2020 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: L. B. de Andrade
Autor Correspondente: L. B. de Andrade | [email protected]

Palavras-chave: José Vasconcelos, Muralismo, raça cósmica, Renaud Camus, Samuel Huntington.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo visa analisar o impacto das noções de raça e nação de José Vasconcelos, sistematizadas no ensaio La raza cósmica (1925), na pintura mural presente na Secretaría de Educación Pública, além de confrontar essas ideias na produção bibliográfica de Samuel Huntington e Renaud Camus. Vasconcelos, quando Ministro de Educação Pública no México, deu ensejo ao Muralismo no país ao contratar vários artistas para preencher as paredes dos prédios das instituições públicas com cenas do passado, do presente e do futuro promissor da nação mexicana. Através disso, imprimiu na produção desses artistas seu ideal de uma raça miscigenada nascida na América Latina cuja virtuosidade levaria a humanidade ao progresso.



Resumo Inglês:

This article aims to analyze the impact of José Vasconcelos' notions of race and nation, systematized in the essay La raza cósmica (1925), in the mural painting present at the Secretaría de Educación Pública, in addition to confronting these ideas in the bibliographical production of Samuel Huntington and Renaud Camus. Vasconcelos, when Minister of Public Education in Mexico, gave opportunity to the beginning of Muralism in the country by hiring several artists to fill the walls of the buildings of public institutions with scenes from the past, present and promising future of the Mexican nation. Through this, he impressed in the production of these artists his ideal of a mixed race born in Latin America whose virtuosity would lead humanity to progress