O Mercado Cinematográfico Brasileiro e a Aliança entre o Global e o Local

Revista GEMInIS

Endereço:
Rodovia Washington Luiz, s/n - Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (Sala 13, 2º andar CECH)Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH - Jardim Guanabara
São Carlos / SP
13565905
Site: http://www.revistageminis.ufscar.br/
Telefone: (16) 3306-6923
ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

O Mercado Cinematográfico Brasileiro e a Aliança entre o Global e o Local

Ano: 2012 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Marcelo Ikeda
Autor Correspondente: Marcelo Ikeda | [email protected]

Palavras-chave: Indústria Cinematográfica, Política cinematográfica, Lei do Audiovisual, Globo Filmes

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A indústria cinematográfica vem passando por processos de transformação, associados às transformações nos modos de produção e consumo do capitalismo contemporâneo, com a formação de grandes conglomerados globais. O trabalho proposto pretende investigar o impacto desses processos na produção cinematográfica brasileira do novo século, mostrando exemplos em que a ação local existe não como afirmação da identidade local, mas apenas como estratégia de consolidação do global no local. Para tanto, examinaremos como, no caso brasileiro, a partir de meados dos anos noventa, a crescente presença dos conglomerados globais na produção e distribuição de conteúdos cinematográficos brasileiros está calcada tanto no apoio de uma política estatal (o Art. 3º da Lei do Audiovisual) quanto na aliança com o maior grupo de mídia local (a criação da Globo Filmes).



Resumo Inglês:

The film industry has undergone transformation processes, associated with the transformations in the modes of production and consumption of contemporary capitalism, with the formation of large global conglomerates. The proposed work intends to investigate the impact of these processes on the Brazilian cinematographic production of the new century, showing examples in which local action exists not as an affirmation of the local identity, but only as a strategy of consolidation of the global in the place. In order to do so, we will examine how, in the Brazilian case, since the mid-1990s, the growing presence of global conglomerates in the production and distribution of Brazilian cinematographic content is based both on the support of a state policy (Art. 3 of the Audiovisual Law ) and the alliance with the largest local media group (the creation of Globo Filmes).