O JOGO TEATRAL NO CONTEXTO DO DRAMA

Fênix

Endereço:
Rua dos Antérios, 11 Cidade Jardim
Uberlândia / MS
0
Site: http://www.revistafenix.pro.br
Telefone: (34)3238-5598
ISSN: 18076971
Editor Chefe: Alcides Freire Ramos
Início Publicação: 30/09/2004
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: História

O JOGO TEATRAL NO CONTEXTO DO DRAMA

Ano: 2010 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Beatriz AngelaVieira Cabral
Autor Correspondente: Beatriz AngelaVieira Cabral | [email protected]

Palavras-chave: Jogo teatral e drama, Significação e contexto, Espontaneidade e compreensão conceitual, Teatro e Pedagogia Radical.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta o histórico de uma investigação em torno das possíveis interações entre
o sistema de jogos teatrais (Viola Spolin) e o drama (process drama ou drama in education). É dada
atenção especial à conceituação e caracterização destas formas teatrais, bem como sua articulação com
aspectos do teatro contemporâneo. As aproximações e os distanciamentos entre jogo e drama são
observados a partir da relação entre significação e contexto; aquisição da linguagem e convenções
teatrais. Para tanto, a interação entre espontaneidade e compreensão conceitual é analisada em torno de
quatro questões centrais: objetividade, ações físicas, intenção e intuição. A inserção do jogo teatral no
processo do drama é vista pela perspectiva da pedagogia radical ou pós-crítica.



Resumo Inglês:

This paper presents the historical development of an investigation of the possible
interactions between the system of theatre games (Viola Spolin) and process drama. Special attention is
given to the conceptualization and characterization of these theatre forms, and to their articulation with
aspects of contemporary theatre. The way games and drama get closer or move away from each other are
observed from the perspective of the relationship between meaning and context; acquisition of theatre
language and conventions. As such, the interaction between spontaneity and conceptual knowledge is
considered by looking at four key issues: objectivity, observable criteria, intention and intuition. The
insertion of theatre games into drama practice is seen from the point of view of border pedagogy.