O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental

REMAT: Revista Eletrônica da Matemática

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Telefone: (54) 3204-2100
ISSN: 2447-2689
Editor Chefe: Greice da Silva Lorenzzetti Andreis
Início Publicação: 02/08/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Matemática

O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Wilson Leandro Krummenauer, Carlos Roberto Staub Junior, Michelle Brito Cunha
Autor Correspondente: Wilson Leandro Krummenauer | [email protected]

Palavras-chave: Ensino de Matemática, Jogo de Xadrez, Raciocínio Lógico

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No presente artigo, descrevemos uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental que objetivou utilizar o jogo de xadrez para auxiliar na compreensão de conteúdos programáticos, bem como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Do ponto de vista pedagógico, a proposta foi fundamentada na Teoria de Aprendizagem de Vygotsky. No desenvolvimento das ações, foram utilizados: tabuleiros, peças e relógios de xadrez, figuras geométricas, impressões de tabuleiros, apostilas e questionários para alunos e professores. A proposta promoveu interação entre educador e educandos e entre alunos com diferentes níveis de conhecimento. Os estudantes que participaram das atividades demonstraram grande entusiasmo e relataram gostar da utilização do xadrez como ferramenta de aprendizagem.



Resumo Inglês:

In this article, we describe a pedagogical experience developed with students of the 4th year of elementary school that aimed to use the chess game to help in the understanding of programmatic contents as well as a tool for the development of logical-mathematical reasoning. From the pedagogical point of view, the proposal was based on the Vygotsky Learning Theory. In the development of actions, chessboards, chess pieces and clocks, geometric figures, board prints, handouts and questionnaires for students and teachers were used. The proposal promoted interaction between educator and learners and between students with different levels of knowledge. The students who participated in the activities showed great enthusiasm and reported liking the use of chess as a learning tool.