O Jogo de Identidades na Roda de Capoeira Paulistana

Ponto Urbe

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ISSN: 19813341
Editor Chefe: Profª. Drª. Silvana de Souza Nascimento
Início Publicação: 06/08/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia

O Jogo de Identidades na Roda de Capoeira Paulistana

Ano: 2013 | Volume: 2 | Número: 13
Autores: Letícia Vidor de Sousa Reis
Autor Correspondente: Letícia Vidor de Sousa Reis | [email protected]

Palavras-chave: capoeira, identidade, esporte

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Entre o começo da década de 1960 e o princípio dos anos de 1970, vários mestres de capoeira e capoeiristas baianos migram para a cidade de São Paulo e formarão a primeira geração de capoeiristas paulistanos. Neste artigo, estabeleço uma comparação entre três diferentes concepções sobre a identidade da capoeira paulistana: a da Federação Paulista de Capoeira, a qual a vê como uma “arte marcial brasileira”, a do Grupo de Capoeira Capitães d’Areia que a representa como “arma dos oprimidos” e a do Grupo de Capoeira Cativeiro que a representa como “uma forma de expressão negra”. Tais representações sociais determinarão a forma de graduação de cada um deles. A Federação Paulista de Capoeira adotará as cores da bandeira nacional, o Grupo de Capoeira Capitães d’Areia tomará como base a história do negro no Brasil e Grupo de Capoeira Cativeiro se baseará nas cores dos orixás.



Resumo Inglês:

Between the beginning of the decade of 1960 and the beginning of the decade of some masters of capoeira and capoeira pratictisings born in Bahia came to the city of São Paulo and they will be the first generation of the city of São Paulo. In this article, my aim is to establishe a comparation between three diferent conceptions about the identity of the capoeira of the city of São Paulo: FederaçãoPaulista de Capoeira for whom this fight is a “Brazilian martial art”, this one of the Grupo de Capoeira Capitãesd’Areia that considere a “opressed weapon” and Grupo de Capoeira Cativeiro that a see as a “blackform of expression”. All these social representations of capoeira will determine the graduation form of each one of these groups. The Federação Paulista de Capoeira will adopt the colours of the Brazilian flag, the Grupo Capitãesd’Areia will base his graduation in the history of the Brazilian slaves and the Grupo de Capoeira Cativeiro will refer to the orixás’colours.