Kant e-prints

Endereço:
Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), Rua Sérgio Buarque de Holanda, Nº 251 - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083-859
Site: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/index
Telefone: (19) 3521-6520
ISSN: 1677-163X
Editor Chefe: Daniel Omar Perez
Início Publicação: 01/01/2002
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

O homem como ser livre e social

Ano: 2007 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: I. A. V. C. Fracalossi
Autor Correspondente: I. A. V. C. Fracalossi | [email protected]

Palavras-chave: juízo, intersubjetividade, reflexão, filosofia transcendental.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Partindo das máximas do entendimento comum presentes nas três faculdades superiores do homem, tenta-remos pensar a capacidade do senso comum para se expressar sobre regras universais, o que o obriga a abstrair-se de toda comoção e inclinação trazidas do mundo sensorial. Como faculdade de ajuizamento, o senso comum, ao refle-tir, considera “em pensamento (a priori), o modo de representação de qualquer outro como que para ater o seu juízo à inteira razão humana” (CFJ, A 157). Nosso intuito com isso é conferir que o homem em Kant é um ser político, pensa e é sujeito dos seus atos, mas sempre considera o outro.



Resumo Inglês:

Taking the common understanding maxims presents in the three human being supreme faculties as a starting point, we will try to think about the common sense (sensuscommunis) capability of expressing itself over universal rules, what forces this common sense to abstract itself from all commotion and tendency brought from the sensory world. As a judgement faculty, the common sense, through the reflection, considers “in thought (a priori), the representation way of any other as an attempt of holding its judgement to the entire human being rationality” (KU, A 157). Our purpose with this is to reflect about the human being for Kant as a political human being, who thinks and is subject of his acts, although always considering the other one.