O GOSTO PELO CINEMA E O ENCONTRO DE DUAS HISTÓRIAS

Revista Contemporânea de Educação

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ISSN: 18095747
Editor Chefe: Rodrigo Rosistolato
Início Publicação: 31/03/2006
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação

O GOSTO PELO CINEMA E O ENCONTRO DE DUAS HISTÓRIAS

Ano: 2010 | Volume: 5 | Número: 10
Autores: Milene Silveira Gusmão e Raquel Costa Santos
Autor Correspondente: Milene Silveira Gusmão e Raquel Costa Santos | [email protected]

Palavras-chave: cinema; trajetórias; memória.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre os percursos de aprendizado pelo cinema, que aproximam experiências como a de Alain Bergala, cineasta e professor universitário na França, e a de Jorge Luiz Melquisedeque, cinéfilo e videomaker em Vitória da Conquista, na Bahia. Para isso, toma como referência analítica as vivências de cinema na infância, a frequência aos cineclubes, a cinefilia e as práticas expressivas dos aprendizados de cinema desenvolvidas por ambos em suas trajetórias. A argumentação que tece a costura teórica do texto diz respeito ao nexo entre saber incorporado, memória, aprendizados e práticas. Ou seja, trata-se das possibilidades expressivas – gestos, atitudes e comportamentos – que surgiram a partir do compartilhamento de saberes e fazeres propiciados por vivências tanto no âmbito da produção quanto do consumo cinematográfico.



Resumo Inglês:

This work presents a brief reflection about ways of learning for cinema that approach experiences such as Alain Bergala’s experiences, a filmmaker and university professor in France, with the Jorge Luiz Melquisedeque’s experiences, a cinephile and videomaker in Vitória da Conquista, Bahia. For this, this work takes as a analytical reference the experiences of cinema in the childhood, the frequency to cinema clubs, the practices of cinephiles and expressive practices of the learning about cinema developed by both in their trajectories. The argumentation of this paper deals with the connection among knowledge, memory, learning and practices. Thus, these are the expressive possibilities – gestures, attitudes and behaviors – appeared from the sharing of knowledges and doings offered by experiences both within the production and consumption of the cinema.