O fazer etnográfico em Câmara Cascudo: memória, fontes e interlocutores

Ponto Urbe

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ISSN: 19813341
Editor Chefe: Profª. Drª. Silvana de Souza Nascimento
Início Publicação: 06/08/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia

O fazer etnográfico em Câmara Cascudo: memória, fontes e interlocutores

Ano: 2021 | Volume: 1 | Número: 28
Autores: Vanderlan Silva, Valdeci Feliciano Gomes
Autor Correspondente: Vanderlan Silva | [email protected]

Palavras-chave: câmara cascudo, etnografia, cultura popular, nordeste do brasil, memória

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo analisa o trabalho etnográfico de Câmara Cascudo, a partir do uso que este autor faz das memórias infantis, das maneiras como se relaciona com as fontes e das relações que estabelece com os interlocutores. Bem como, discute os debates de Câmara Cascudo com o conceito moderno de etnografia. Autor de envergadura e de vasta produção de estudos da “cultura popular” brasileira, Cascudo realizou muitas pesquisas nas quais fez uso do método etnográfico, especialmente, junto às populações do Nordeste do Brasil. E é sobre parte considerável dessas obras etnográficas que nossa análise se desenvolve. Conclui-se que a obra etnográfica de Cascudo se constrói a partir de posturas políticas, intelectuais e de flexibilidades metodológicas que pavimentam suas relações com a memória, com seus interlocutores e com as fontes, visando salvaguardar o mundo idílico do sertão nordestino.



Resumo Inglês:

This article analyzes the ethnographic work of Câmara Cascudo, based on the use that this author makes of childhood memories, the ways in which he relates to the sources and the relationships he establishes with his interlocutors. As well, it discusses Câmara Cascudo's debates with the modern concept of ethnography. An author of great breadth and vast production of studies on Brazilian “popular culture”, Cascudo carried out many researches in which he made use of the ethnographic method, especially with the populations of Northeastern Brazil. And it is on a considerable part of these ethnographic works that our analysis develops. It is concluded that Cascudo's ethnographic work is built from political, intellectual and methodological flexibilities that pave his relations with memory, with his interlocutors and with the sources, aiming to safeguard the idyllic world of the northeastern hinterland.