O FANTÁSTICO COMO ESTRATÉGIA LITERÁRIA PÓS-MODERNA EM "A HISTÓRIA DA AIA", DE MARGARETH ATWOOD

Linguagem

Endereço:
Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, n. 1120. Setor Universitário
Catalão / GO
75704-020
Site: http://www.revistas.ufg.br/index.php/lep/
Telefone: (64) 3441-5304
ISSN: 15196240
Editor Chefe: Maria Helena de Paula
Início Publicação: 30/04/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

O FANTÁSTICO COMO ESTRATÉGIA LITERÁRIA PÓS-MODERNA EM "A HISTÓRIA DA AIA", DE MARGARETH ATWOOD

Ano: 2010 | Volume: 14 | Número: 1
Autores: Alexander Meireles da Silva
Autor Correspondente: A. M. Silva | [email protected]

Palavras-chave: Literatura Pós-moderna, Fantástico; Literatura Canadense

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo pretende investigar como o romance distópico "A história da Aia" (1984), da escritora canadense Margaret Atwood é articulado como um veículo da crítica literária pós-moderna contra o discurso ideológico da literatura ocidental sobre grupos minoritários. Ambientado em um hipotético futuro onde os Estados Unidos se tornaram a República de Gilead, o romance de Atwood mostra como um longo processo de redução das taxas de natalidade levou todas as mulheres férteis a serem desprovidas de seus direitos individuais e se tornarem “aias”, ou seja, mulheres cuja única e obrigatória função social é de gerar crianças saudáveis para a sociedade gileadiana. Neste contexto, o romance subverte as convenções da Literatura de Distopia, no qual o enredo está estruturado, tecendo-o com as convenções do Conto de Fada e do Romance Gótico através da narrativa da protagonista Defred. O resultado demonstra como as formas do Fantástico conhecidas como a Fantasia, o Gótico e a Ficção Científica podem se tornar estratégias da Literatura Pós-Moderna no seu processo de denúncia social.