O Experimentar da “Nova Objetividade”: O Contexto Artístico Brasileiro entre os anos 1950 e 1960

Temporalidades

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ISSN: 1984-6150
Editor Chefe: Magno Moraes Mello
Início Publicação: 28/02/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: História

O Experimentar da “Nova Objetividade”: O Contexto Artístico Brasileiro entre os anos 1950 e 1960

Ano: 2011 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Anna Corina Gonçalves da Silva
Autor Correspondente: Anna Corina Gonçalves da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Manifesto Nova Objetividade, Arte de Vanguarda Brasileira, Neoconcretismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O manifesto Esquema Geral da Nova Objetividade, foi publicado na exposição Nova Objetividade Brasileira, em 1967, no MAM-Rio. Nele, Helio Oiticica expôs sua posição diante questões pertinentes à realidade da vanguarda artística brasileira, onde a expressão Nova Objetividade serviria como tradutor desta situação. Representava a arte de vanguarda brasileira, cujas principais características principais eram: vontade construtiva geral, negação do quadro de cavalete, participação do espectador (corporal, tátil, visual, semântico), abordagem e tomada de posição em relação a problemas políticos, sociais e éticos e abolição dos ismos1. O trabalho tem como intuito apresentar o Manifesto Esquema Geral da Nova Objetividade, assim, nossa investigação enfatiza, os aspectos e investidas na busca de uma identidade cultural brasileira e de uma arte que dialogasse com seu contexto e meio social a partir da perspectiva experimental.



Resumo Inglês:

The manifest Esquema Geral da Nova Objetividade, was published in the exhibition Nova Objetividade Brasileira in 1967, at the MAM-Rio. In it, Helio Oiticica explained his position on issues pertinent to the reality of the artistic vanguard of Brazil, where the words Nova Objetividade serve as a translator in this situation. Represented the Brazilian avant-garde art, whose main characteristics were major: general constructive will, denial of easel painting, the viewer's participation (bodily, tactile, visual, semantic) approach and stance in relation to political, social and ethical and abolition of the isms. The paper aims to present the manifest Esquema Geral da Nova Objetividade, therefore, our study emphasizes the aspects andinvested in search of a Brazilian cultural identity and art that creates a dialogue with its context and social milieu from the experimental perspective.