O espanto da atriz: efeitos éticos e estéticos no encontro com mulheres indígenas Guarani Mbya, na cena da Cia Livre

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

O espanto da atriz: efeitos éticos e estéticos no encontro com mulheres indígenas Guarani Mbya, na cena da Cia Livre

Ano: 2022 | Volume: 1 | Número: 43
Autores: Lucia Regina Vieira Romano
Autor Correspondente: Lucia Regina Vieira Romano | [email protected]

Palavras-chave: Cena contemporânea brasileira, Processos de criação, Epistemologias ameríndias, Teatro anti-especista

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo analisa duas produções da Cia Livre, apresentadas em 2019, baseadas na peça de aprendizado Os Horácios e os Curiácios (1933), de Brecht, e que tematizam a luta pela terra no Brasil hoje. Esse confronto foi sintetizado, em Morte e Dependência na Terra do Pau-Brasil e Os Um e Os Outros, como uma disputa entre o povo dos Um (povo que considera a si mesmo como universal) e o povo dos Outros (todos os outros povos, com suas culturas humanas, extra-humanas, animais, vegetais e minerais). A crítica ao modelo estético-filosófico do teatro Euro-ocidental aqui efetivada observa as contradições urdidas pelas presenças de intérpretes indígenas e não-indígenas, que espelham os dissensos e coalizões entre diferentes perspectivas das lutas emancipatórias. Como as experiências delas foram traduzidas na cena? Que tipo de sociabilidade foi ali projetada? Que forma teatral pode emergir da experiência de descentralização do sujeito ocidental que o grupo indica nesses trabalhos?



Resumo Inglês:

This article analyzes two productions by Cia Livre, presented in 2019, based on the learning play The Horatians and the Curiatians (1933), by Brecht, and which thematize the struggle for land in Brazil today. This confrontation was synthesized, in Death and Dependence in the Land of Pau-Brasil and The One and the Others, as a dispute between the people of the One (people who consider themselves universal) and the people of the Others (all other peoples, with their human, extra-human, animal, plant and mineral cultures.) The critique of the aesthetic-philosophical model of Euro-Western theater carried out here observes the contradictions created by the presence of indigenous and non-indigenous interpreters, which mirror the dissensions and coalitions between different perspectives of emancipatory struggles. How were their experiences translated into the scene? What kind of sociability was projected there? What theatrical form can emerge from the experience of decentralization of the western subject that the group indicates in these works?



Resumo Espanhol:

Este artículo analiza dos producciones de Cia Livre, presentadas en 2019, basadas en la obra didácticaOs Horácios e os Curiácios (1933), de Brecht, y que tematizan la lucha por la tierra en el Brasil actual. Ese enfrentamiento fue sintetizado, en Muerte y Dependencia en la Tierra de Pau-Brasil y Os Um e os Outros, como una disputa entre el pueblo del Uno (pueblo que se considera universal) y el pueblo de los Otros (todos los demás pueblos, con sus , extrahumanas, animales, vegetales y minerales.) La crítica al modelo estético-filosófico del teatro euro-occidental realizada aquí observa las contradicciones creadas por la presencia de intérpretes indígenas y no indígenas, que reflejan las disensiones y coaliciones entre diferentes perspectivas de luchas emancipatorias. ¿Cómo se tradujeron sus experiencias en la escena? ¿Qué tipo de sociabilidad se proyectó allí? ¿Qué forma teatral puede emerger de la experiencia de descentralización del sujeto occidental que el grupo señala en estas obras?