O dizível das pesquisas em educação musical: abordagem (auto)biográfica na produção acadêmica

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

O dizível das pesquisas em educação musical: abordagem (auto)biográfica na produção acadêmica

Ano: 2022 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Mônica Luchese Marques, Ana Ester Correia Madeira, Silani Pedrollo, Teresa Mateiro
Autor Correspondente: Mônica Luchese Marques | [email protected]

Palavras-chave: estado do conhecimento, referencial teórico, metodologia, conceitos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Para saber como as pesquisas (auto)biográficas estão sendo desenvolvidas na educação musical, analisamos 47 teses e dissertações por meio de um estudo de estado do conhecimento. Neste artigo ressaltamos a análise sobre o referencial teórico, a metodologia e aos neologismos formados na interface educação musical e (auto)biografia. Esses trabalhos reforçam a autonomia da educação musical como área de conhecimento, e mesmo diante da contribuição da sociologia, psicologia e filosofia, seus objetos de estudos centram-se em problemáticas e campos empíricos específicos da educação musical. A metodologia dos trabalhos revela uma pluralidade de nomes utilizados que se misturam à abordagem de investigação como: narrativas, biográficas, histórias de vida, história oral, embora percebamos pouca variação de autores(as) para fundamentar. Encontramos seis novos termos com conceitos delineados pelos(as) pesquisadores(as), que contribuem para o vocabulário da área de educação musical, mostram as encruzilhadas conceituais da área e ampliam os caminhos investigativos percorridos.



Resumo Inglês:

Seeking to know how the (auto)biographical research are being developed in music education, we analyzed 47 theses and dissertations throughout a state of knowledge study. We highlight the analysis of the theoretical framework, methodology and neologisms constituted at the interface between music education and (auto)biography. These works reinforce the autonomy of music education as an area of knowledge, and even face to the contribution of sociology, psychology and philosophy, their objects of study focus on specific issues and empirical fields of music education. The methodology of the studies reveals a plurality of names used that merge with terms of research’ approaches: narratives, biographical, life stories, oral history, although we perceive few variations between authors to substantiate. We found six new terms with concepts outlined by the researchers, which contribute to the vocabulary of music education’ area, showing the conceptual crossroads of the area and expanding the investigative paths taken.