O Diretor/Personagem nos documentários subjetivos sobre a ditatura argentina

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ISSN: 19822391
Editor Chefe: [email protected]
Início Publicação: 31/08/1994
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

O Diretor/Personagem nos documentários subjetivos sobre a ditatura argentina

Ano: 2010 | Volume: 17 | Número: 1
Autores: María Celina Ibazeta
Autor Correspondente: María Celina Ibazeta | [email protected]

Palavras-chave: Documentário argentino, Memória, Subjetividade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Partindo da ideia de que nos documentários feitos em primeira pessoa o diretor constrói uma personagem de si próprio, este artígo analisa esta “personagem” em dois documentários argentinos sobre as experiências traumáticas pós-ditadura: Papá Iván, de María Inés Roque (2000), resgata a história de seu pai Iván Roqué, morto pela ditadura militar; e Los Rubios (2003), de Albertina Carri, explora as sequelas deixadas em sua vida pelo desaparecimento seguido de morte de seus pais.



Resumo Inglês:

From the perspective that in first person documentaries the director designs a character based on himself, this article analyzes this “character” in two Argentinean documentaries about traumatic post-dictatorship events: Papá Iván, by María Inés Roque (2000) deals with the life story of her father, Iván Roqué, who was killed by the military dictatorship; whereas Los Rubios (2003), by Albertina Carri, is about marks left on her by the disappearance followed by death of her parents



Resumo Espanhol:

A partir de la idea de que los documentales realizados en la primera persona el director construye un carácter propio, este artículo examina ese “carácter” en dos documentales sobre las experiencias traumáticas de Argentina después de la dictadura: Papá Iván, María Inés Roque (2000), recuerda la historia de su padre Iván Roque, quien fue asesinado por la dictadura militar, y Los rubios (2003), de Albertina Carri, explora las consecuencias que dejó en su vida por la desaparición siguida por la muerte de sus padres.