O Deus que pro-vê e que faz ver: uma abordagem narrativa de Gênesis 22

Atualidade Teológica

Endereço:
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Departamento de Teologia - PUC-Rio - Gávea
Rio de Janeiro / RJ
22451-900
Site: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/rev_ateo.php?strSecao=INDEX
Telefone: (21) 3527-1974
ISSN: 16763742
Editor Chefe: André Luiz Rodrigues da Silva
Início Publicação: 30/11/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

O Deus que pro-vê e que faz ver: uma abordagem narrativa de Gênesis 22

Ano: 2013 | Volume: 17 | Número: 45
Autores: Alessandra Serra Viegas, Elizangela Chaves Dias
Autor Correspondente: A. S. Viegas, E. C. Dias | [email protected]

Palavras-chave: Análise Narrativa, Abordagem Sincrônica, Exegese de Gênesis 22.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As narrativas veterotestamentárias não foram compostas, originalmente,
somente para preservar a memória de certos acontecimentos, mas, também,
para sustentar uma tese teológica ou para ilustrar que o fato tornou-se significativo
no processo da formação da identidade do antigo Israel. Por diversos
fatores, é difícil para o ouvinte-leitor atual a percepção do significado que
poderia ter sido óbvio para o autor antigo e seu público alvo. Admite-se que
existia uma finalidade entre as narrativas bíblicas e a literatura de fiction, pois
ambas pertencem ao gênero narrativo. A presente comunicação subdivide-se
em dois momentos. No primeiro, de cunho teórico, apresentam-se os recursos
da moderna ciência da linguagem, bem como do método de análise narrativa,
partindo do pressuposto de que o autor fez uso de antigas formas literárias
presentes na cultura hebraica. No segundo, de cunho prático, pontos significativos
da análise narrativa são aplicados ao texto de Gênesis 22, mostrando que
a trama não tem a pretensão única de edificar, mas quer, igualmente, comover e envolver o ouvinte-leitor, fazendo-o entrar nas aflições de cada personagem,
a participar do drama, a recompor uma experiência, a se tornar ativamente
consciente das forças que o confrontam, seguindo, nos tempos da leitura, as
etapas de seu percurso.



Resumo Inglês:

The Old Testament narratives, originally, have been composed not just to
preserve the memory of some events, but also to sustain a Theological thesis or
to show the value of the event in the formation process of the Ancient Israel’s
identity. By many factors, it is difficult to the current listened-reader understand
the meaning that was obvious to the ancient author and his audience.
We know that there was a purpose between the biblical narratives and the
fiction literature, both belong to the same kind of narrative. This presentation
presents two moments. The first, theoretic, presents the resources of the
modern language science, also the narrative analysis’ method, admit that the
author used ancient literary forms of Hebrew culture. In the second, practical,
important points of the narrative analysis will be apply in Genesis 22, showing
that the text does not have the unique intention to build the listened-reader, but
also wants move and get involved him, makes him to enter in the affliction
suffered by each character, to participate in the drama, to live an experience,
to be conscious about the forces that face him, keep going, in reading times,
the steps of his route.