O desafio do bilinguismo para alunos surdos no contexto da inclusão: o que a escola municipal do Rio de Janeiro tem a revelar?

Revista Espaço

Endereço:
Coordenação de Publicações DDHCT Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico (DDHCT) do Instituto Nacional de Educação de Surdos Rua das Laranjeiras, 232, Laranjeiras. Rio de Janeiro – RJ
Rio de Janeiro / RJ
22240-003
Site: http://www.ines.gov.br/seer/index.php/revista-espaco/index
Telefone: 22857284
ISSN: 25256203
Editor Chefe: Cristiane Correia Taveira
Início Publicação: 31/12/1989
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

O desafio do bilinguismo para alunos surdos no contexto da inclusão: o que a escola municipal do Rio de Janeiro tem a revelar?

Ano: 2015 | Volume: Especial | Número: 44
Autores: Adriana Ramos Silva
Autor Correspondente: Adriana Ramos Silva | [email protected]

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Pesquisa de natureza qualitativa realizada em uma escola-piloto de educação bilíngue para surdos do município do Rio de Janeiro, com objetivo de descrever e analisar parâmetros de um bilinguismo (Libras e Língua Portuguesa) para surdos no contexto da inclusão escolar. Com base em atuais políticas e literatura da área, o estudo de caso correlacionou os instrumentos de análise documental, observação de campo e entrevistas com o fim de construir dados que pudessem contribuir para a sustentação ou reformulação de práticas existentes no espaço escolar inclusivo, composto por surdos e ouvintes, em prol da qualidade na educação dos alunos surdos. O bilinguismo – Libras como primeira língua (L1) e Língua Portuguesa escrita como segunda língua (L2) –, aparece como pressuposto da superação de antigas barreiras presentes no processo de escolarização de crianças surdas. O estudo pretende ainda discutir e colaborar para a formação, inicial e continuada, de diferentes agentes da escola bilíngue: professores de sala regular e de atendimento educacional especializado (AEE), intérprete de Libras e instrutor de Libras. Resultados apontam para uma carência na formação de alguns desses profissionais, questão limitante para uma bem-sucedida implantação do projeto.