O corpo de Carlitos, modelo para o teatro e o cinema das vanguardas soviéticas

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

O corpo de Carlitos, modelo para o teatro e o cinema das vanguardas soviéticas

Ano: 2012 | Volume: 2 | Número: 19
Autores: Béatrice Picon-Vallin Tradutor - José Ronaldo Faleiro
Autor Correspondente: José Ronaldo Faleiro | [email protected]

Palavras-chave: :corpo, teatro, cinema, vanguardas soviéticas. Body, theater, cinema, Russian avant-garde.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

“O corpo de Carlitos, modelo para o teatro e o cinema das vanguardas soviéticas” analisa o impacto do trabalho de Charlie Chaplin no momento em que o teatro de vanguarda russo se apropria das técnicas de montagem cinematográficas. Nesse vasto processo em cujo centro se encontra a questão daformação e do trabalho do ator, um modelo comum a todas as vanguardas, sejam elas teatrais, cinematográficas, ou plásticas surge: Chaplin, o tipo exemplar de um corpo novo e de uma forma de atuação antipsicológica.



Resumo Inglês:

“The body of Carlitos, model for theater and cinema of the Soviet avant-garde” analyzes the impact of the work of Charlie Chaplin at the moment that the Russian avant-garde theater appropriates of the cinema montage techniques. In this vast process in whose center is the issue of training and work of actor, a model common to all vanguards, theatrical, cinematic, or plastic arises: Chaplin, the exemplary type of the new body and the form of non-psychological performance.