O Conservadorismo Essencial como característica da psiquê das elites brasileiras: uma análise conceitual em Manoel Bomfim (1868-1932)

Sociologias Plurais

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ISSN: 23169249
Editor Chefe: Patricia dos Santos Dotti do Prado
Início Publicação: 05/10/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia

O Conservadorismo Essencial como característica da psiquê das elites brasileiras: uma análise conceitual em Manoel Bomfim (1868-1932)

Ano: 2020 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Patrick Silva dos Santos
Autor Correspondente: Patrick Silva dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: Manoel Bomfim, Conservadorismo Essencial, Herança portuguesa, Estado brasileiro, Patrimonialismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Uma das grandes narrativas que permearam o debate acadêmico no Brasil se dá em torno do processo civilizatório aqui construído junto ao colonizador português e a transplantação de suas instituições para o interior do Estado imperial brasileiro. As estruturas de poder patrimonialista estamental plasmada historicamente pelo Estado português para sua colônia americana, ainda hoje, são recuperadas como elemento explicativo das origens das mazelas brasileiras. Não me interessa aqui ratificar essa assertiva ou condená-la. O que me interessa é apresentar a explicação similar do médico Manoel Bomfim (1868 – 1932), que sem mobilizar o conceito de patrimonialismo de Max Weber –, em seu primeiro ensaio histórico-sociológico A América Latina: males de origem (1905), utiliza o conceito de conservadorismo essencial para explicar traços da herança portuguesa que se cristalizaram no modelo de atuação estatal e nas demais dinâmicas sociais brasileiras.



Resumo Inglês:

One of the great narratives that permeated the academic debate in Brazil is about the civilizing process built here with the Portuguese colonizer and the transplantation of its institutions to the interior of the Brazilian imperial state. The structures of state’s patrimonialist power historically shaped by the Portuguese State for its American colony, even today, are recovered as an explanatory element of the origins of Brazilian ills. I am not interested in ratifying this assertion or condemning it. What interests me is to present the similar explanation to the doctor Manoel Bomfim (1868 - 1932) who, without mobilizing Max Weber's concept of patrimonialism -, in his first historical-sociological essay A América Latina: males de origem (1905) uses the concept of conservatism essential to explain traces of the Portuguese heritage that are crystallized in the model of state action and in other Brazilian social dynamics