O conceito de tonalidade segundo François-Joseph Fétis: tradução comentada de um artigo de divulgação de Robert Wangermée

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

O conceito de tonalidade segundo François-Joseph Fétis: tradução comentada de um artigo de divulgação de Robert Wangermée

Ano: 2016 | Volume: 11 | Número: 16
Autores: Sergio Paulo Ribeiro de Freitas, Edilamar Ilha Librelotto
Autor Correspondente: Sergio Paulo Ribeiro de Freitas | [email protected]

Palavras-chave: tonalidade, François-Joseph Fétis, teoria musical

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Quem foi François-Joseph Fétis? Qual a relação deste personagem, ilustre e desconhecido, com o termo “tonalidade” que atualmente empregamos tão corriqueiramente? Quais as principais repercussões de suas análises e concep- ções? Como suas contribuições afetaram ou ainda afetam os campos da crítica, da musicologia e da pedagogia musical? Procurando respostas para perguntas deste tipo, apresenta-se aqui uma tradu- ção comentada de um artigo de divulga- ção, publicado originalmente na Revue Belge de Musicologie em 1998, de autoria de Robert Wangermée, um dos mais destacados estudiosos da vida e obra de François-Joseph Fétis. Contextualizando o personagem em seu tempo, o texto traça um perfil biográfico de Fétis, dá noção de sua impressionante produção bibliográfica, sumariza sua compreensão da noção de tonalidade e descreve, em linhas gerais, os fundamentos do sistema de quatro ordens – unitônica, transitô- nica, pluritônica e omnitonica – elaborado por este que já foi considerado um dos mais influentes teóricos musicais da primeira metade do século XIX ou mesmo um dos mais importantes estudiosos musicais de todos os tempos.



Resumo Inglês:

Who was François-Joseph Fétis? What is the relation between this honorable and unknown character and the nowadays routinely used term “tonality”? What are the main implications of his analysis and conceptions? How did his contributions affect or how do they still affect the fields of critique, musicology and music pedagogy? The current study presents a commented translation of a science popularization article originally published in Revue Belge de Musicologie (Belgian Musicology Journal) in 1998, by seeking the answers to these questions. The article was written by Robert Wangermée, one of the most prominent scholars of the life and work of FrançoisJoseph Fétis. The text traces a biographical profile of Fétis by contextualizing the character in his time, approaches his impressive bibliographic production, summarizes his understanding of tonality and describes, in general terms, the fundamentals of the four orders system (unitonic, transitonic, pluritonic and omnitonic harmonic orders) created by Fé- tis, who was once considered one of the most influential musical theorists of the early nineteenth century or even one of the most important musical scholars of all times.