O cinema etnográfico de Jorge Prelorán: entre a heterodoxia latino-americana e o modelo do cinema observacional (1972)

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ISSN: 2526-6543
Editor Chefe: Fernando Mattiolli Vieira
Início Publicação: 01/03/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

O cinema etnográfico de Jorge Prelorán: entre a heterodoxia latino-americana e o modelo do cinema observacional (1972)

Ano: 2021 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: A. C. M. Alencar
Autor Correspondente: A. C. M. Alencar | [email protected]

Palavras-chave: Cinema etnográfico; Cinema Observacional; Jorge Prelorán; Valle Fértil

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo do presente artigo será o de estabelecer aproximações entre a obra audiovisual do cineasta argentino Jorge Prelorán (1933-2009) e a longeva tradição do cinema etnográfico. Especialmente será trazida para a discussão a vertente do cinema observacional, emergida nos anos 1960, com cujos expoentes o cineasta travou contatos profissionais duradouros e vínculos artísticos e intelectuais estreitos. Ao analisar as ressonâncias dessa vertente documentarística na obra do cineasta, bem como as divergências existentes entre o cinema observacional e o projeto documental de Prelorán, procurarei demonstrar como uma complexa concepção do que seria o



Resumo Inglês:

The aim of this article will be to establish similarities between the audiovisual work of Argentine filmmaker Jorge Prelorán (1933-2009) and the long-standing tradition of ethnographic cinema. The observational cinema, which emerged in the 1960s, with whose exponents the filmmaker made lasting professional contacts and close artistic and intellectual ties, will be especially brought to the discussion. By analyzing the resonances of this documentary strand in the filmmaker's work, as well as the divergences between observational cinema and Prelorán's documentary project, I will try to demonstrate how a complex conception of what the audiovisual real would be would have guided the making of the film Valle Fértil (1972).