O cinema brasileiro, Hollywood e a política da boa vizinhança da década de 1930: um panorama para Carmen Miranda

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

O cinema brasileiro, Hollywood e a política da boa vizinhança da década de 1930: um panorama para Carmen Miranda

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 8
Autores: Káritha Bernardo de Macedo
Autor Correspondente: Káritha Bernardo de Macedo | [email protected]

Palavras-chave: cinema brasileiro, nacionalismo, hollywood, carmen miranda

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo se presta a analisar o contexto cinematográfico da década de 1930 que alavancou Carmen Miranda como um símbolo nacional, envolvendo a profissionalização do cinema brasileiro, a penetração do cinema hollywoodiano, a influência da Política da Boa Vizinhança, e a relação destes fatores com a definição de uma identidade nacional. O estudo foi realizado a partir de análise de filmes hollywoodianos estrelados por Carmen Miranda e por revisão bibliográfica adequada. Na década de 1930 tem início as tentativas de industrialização do cinema brasileiro com os novos estúdios que se estabelecem no Rio de Janeiro. Nessa empreitada, o cinema brasileiro acaba descobrindo sua própria abordagem e transforma o carnaval em sua principal tópica, abrindo o caminho nas telas para a célebre cantora Carmen Miranda. Em pouco tempo Carmen foi cooptada pela Política da Boa Vizinhança estadunidense, como uma tática para penetrar a América Latina, abarcar aliados frente a Segunda Guerra Mundial e novos mercados para este país.



Resumo Inglês:

This article proposes to analyze the cinematography context of the 1930 which leveraged Carmen Miranda as a national symbol, involving the professionalization of Brazilian cinema, the penetration of Hollywood cinema, the influence of the Good Neighbor Policy, and the relation of these factors with the definition of a national identity. The study was conducted on the analysis of Hollywood films starring Carmen Miranda and appropriate literature review. Began in the 1930s the attempts of Brazilian cinema industrialization, with the new studios that are established in Rio de Janeiro. In this endeavor, the Brazilian film industry ends up finding out its own approach and puts Brazilian carnival as its major theme, leading the way on the screens to the famous singer Carmen Miranda. Soon Carmen was coopted by the U.S. Good Neighbor Policy, as a tactic to penetrate Latin America, allied front cover World War II and new markets for this country.