O caçador de ausências

Horizonte

Endereço:
Av. Dom José Gaspar, 500 – Prédio 04,
Belo Horizonte / MG
Site: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte
Telefone: (31) 3319-4633
ISSN: 21755841
Editor Chefe: Antonio Geraldo Cantarela/Rodrigo Coppe Caldeira
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Teologia

O caçador de ausências

Ano: 2011 | Volume: 9 | Número: 20
Autores: Antonio Geraldo Cantarela
Autor Correspondente: Antonio Geraldo Cantarela | [email protected]

Palavras-chave: Concepções literárias do sagrado, Teopoesia, Literatura moçambicana, Mia Couto.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Considerando o notável volume de índices textuais referentes ao sagrado e à religião, na
obra de Mia Couto, e afirmando o papel possível da literatura e da crítica literária de
propiciar certa interpretação do sagrado, a tese tem como objetivo geral destacar essas
marcas textuais e investigar os modos como elas se correlacionam com o texto literário do
escritor moçambicano. O principal material literário de estudo são os romances Um rio
chamado tempo, uma casa chamada terra (2003) e O outro pé da sereia (2006). Outros
romances e contos do escritor são focados, em menor escala.
A leitura dos textos literários de Mia Couto se faz com o apoio teórico da
fenomenologia da religião – com seu interesse em compreender as experiências, as
estruturas e significados dos fenômenos religiosos – e da hermenêutica – cuja perspectiva
permite enxergar as imbricações dos dados religiosos com as construções de linguagem.
Além desse foco geral de leitura, a tese destaca também algumas vozes de teóricos
africanistas e africanos, em busca de explicitar o proprium africanum relativamente ao
sagrado. Esse quadro teórico, construído de encontros e contrastes entre diferentes olhares
sobre formas “arcaicas” de religião e sobre o mundo tradicional africano, oferece
importantes nortes para a leitura dos textos de Mia Couto no seu envolvimento com a
linguagem do sagrado.
O trabalho de leitura do texto literário foca as sacralidades enquanto “encenação” do
sagrado, destacando as tensões, os hibridismos, os deslocamentos, indiciando estratégias
literárias marcadas por constante movimento. Sob esse foco, apontam-se: o aproveitamento “performático” dos mitos e de outras tradições orais, o uso do “maravilhoso”, do insólito,
na construção dos espaços ficcionais, o emprego de recursos literários (metáforas e
metonímias, principalmente) para encenar as múltiplas “travessias” identitárias (culturais,
políticas e literárias), os discursos e configurações sobre Deus e os deuses, como traços de
uma escrita literária marcadamente crítica e politizada. Esses destaques indiciam, dentre
outros aspectos, um fazer literário que assume as vozes marginalizadas e recalcadas da
sociedade moçambicana. Ancorada no pressuposto de que esse aspecto da obra de Mia
Couto tem especial interesse para sua leitura teológica e destacando marcas textuais que
relacionam expressamente os processos da escrita e da leitura ao território do sagrado, a
tese afirma esse fazer literário e seu produto como expressão do sagrado, teopoesia.



Resumo Inglês:

Considering the remarkable amount of text references related to the sacred world
and to religion in Mia Couto’s work and affirming the possible role of literature and literary
criticism in providing some interpretation of the sacred, the general goal of the thesis is to
highlight these text marks and to investigate the ways in which they relate to the literary
text of the Mozambican writer. The main literary material for study are the novels Um rio
chamado tempo, uma casa chamada terra (2003) and O outro pé da sereia (2006).
Other novels and short stories of the writer are covered in a lesser degree.
The reading of Mia Couto’s literary texts is done with the theoretical support of the
phenomenology of religion– with its interest in understanding the experiences, structures
and meanings of religious phenomena – and the hermeneutics – which perspective enables
to see the overlaps between the religious data and the language constructions. Besides this
reading general approach, the thesis also highlights some voices of Africanist and African
theoreticians trying to explain the proprium africanum related to the sacred. This
theoretical frame, built upon similarities and contrasts among different views on the
“primitive” religion and on the traditional African world, provides important guidance for
reading Mia Couto’s texts in his involvement with the language of the sacred. The work of reading the literary text focuses on the sacralities as “staging” the
sacred, highlighting the tensions, hybridism and dislocations and showing literary strategies
marked by a constant movement. From this approach, the “performative” use of myths and
other oral traditions, the use of the “wonderfulness”, the “unusual” in the construction of
fiction spaces, the use of literary resources (mainly metaphors and metonyms) to stage the
many identity “journeys” (cultural, political and literary ones) and the speeches and
configurations on God or gods, are pointed as features of a literary writing that is markedly
critical and politicized. Among other aspects, these points indicate a way of making
literature that assumes marginalized and repressed voices of the Mozambican society.
Anchored in the assumption that this aspect of Mia Couto’s work has a special interest for
his theological reading and by highlighting text marks that clearly relate these writing and
reading processes to the territory of the sacred, the thesis states that this way of making
literature and its product are an expression of the sacred, theopoetry.