O auto-teatro de Hélio Oiticica: provocações de uma arte ambiental

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

O auto-teatro de Hélio Oiticica: provocações de uma arte ambiental

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 38
Autores: Everton Lampe de Araujo
Autor Correspondente: Everton Lampe de Araujo | [email protected]

Palavras-chave: Arte ambiental, corpo, espaço, performance, convívio

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo propõe um debate atual sobre espaço cênico a partir do artista brasileiro Hélio Oiticica e de suas contribuições para a ampla noção de arte ambiental em suas invenções, através da aproximação da performance, com atenção ao corpo e ao convívio. O artista subverte os limites das linguagens artísticas, a fim de experimentar os conflitos evidenciados entre arte e realidade. Ao cunhar a noção de auto-teatro, é possível concluir, junto de outros autores, que Oiticica construiu um caminho das telas aos corpos, considerando a instauração do ambiente através da dimensão arquitetural que foi acionada por seu interesse pela tridimensionalidade. Em seguida ele tratará da libertação da cor de suportes estáticos até a compreensão do espaço enquanto fenômeno social junto da abertura radical para a invenção de outros participantes em suas proposições, indo além da participação.



Resumo Inglês:

This article proposes a current debate on scenic space. The Brazilian artist Hélio Oiticica treated the space and the notion of environmental art in his inventions, through the approximation of the performance, with attention to the body and the social life. The artist subverted the limits of artistic languages in order to experience the conflicts between art and reality. By coining the notion of self-theater, it is possible to conclude, along with other authors, that Oiticica built a path from screens to bodies, considering the establishment of the environment through the architectural dimension that was triggered by his interest in three-dimensionality. Then he will deal with the liberation of color from static supports until the understanding of space as a social phenomenon along with the radical opening for the invention of other participants in his propositions, going beyond participation.