O artesanal e o mecânico na série Silhuetas e Fantasmagorias de Manuela Siebert

Revista Apotheke

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ISSN: 2447-1267
Editor Chefe: Jociele Lampert
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral

O artesanal e o mecânico na série Silhuetas e Fantasmagorias de Manuela Siebert

Ano: 2020 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: W. J. da C. Lima
Autor Correspondente: W. J. da C. Lima | [email protected]

Palavras-chave: Manuela Siebert, pintura, imagem técnica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O texto aborda a relação estabelecida entre pintura e imagem técnica na produção da artista catarinense Manuela Siebert, procurando investigar como essa associação interferiu no processo de elaboração e na visualidade de seus trabalhos. Para tanto, considera a fatura de determinadas pinturas da série intitulada Silhuetas e Fantasmagorias. Nesse conjunto de telas, a artista procurou conferir à pintura um aspecto semelhante à da imagem mecanicamente impressa, adotando, para esse fim, técnicas e materiais pertencentes à esfera do design e da comunicação visual. Com isso, Manuela incorporou, no interior da sua prática pictórica, uma lógica próxima ao do modo de produção industrial, assinalado pela divisão entre projeto e execução. Realizadas em estágios pré-determinados, as pinturas da série exibem contornos e cores que lembram a superfície impessoal e estandardizada das imagens veiculadas pelos meios de comunicação de massa.



Resumo Inglês:

This text approaches the relation established between painting and technical image in Manuela Siebert’s production, investigating how such association interfered over the elaboration process and visuality of her works. Thus, it takes into account the making of certain paintings from Silhuetas e Fantasmagorias series. In this set of canvas, the artist conferred to the paintings an aspect similar to mechanically-printed image, adopting techniques and materials of design and visual communication’s field to achieve such end. Thereby, Manuela incorporated in her pictorial practice a logic close to the industrial production mode, characterized by division between project and manufacturing. Executed at pre-determined stages, the paintings show outlines and colors which remind the impersonal and standardized images disseminated by mass media.