Nunca sabemos o que esperar das viagens: Performance em trens urbanos e diálogos nos espaços públicos em In_Trânsito com Cia. Marginal

Revista Maracanan

Endereço:
Rua São Francisco Xavier, 524 - Pavilhão João Lyra Filho - 9º andar, Bloco F, sala 9037 - Maracanã
Rio de Janeiro / RJ
20550-013
Site: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan
Telefone: (21) 2334-0678
ISSN: 1807-989X
Editor Chefe: Tania Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira
Início Publicação: 01/12/1999
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

Nunca sabemos o que esperar das viagens: Performance em trens urbanos e diálogos nos espaços públicos em In_Trânsito com Cia. Marginal

Ano: 2020 | Volume: 0 | Número: 24
Autores: Ana Paula Alves Ribeiro
Autor Correspondente: Ana Paula Alves Ribeiro | [email protected]

Palavras-chave: Performance Site-Specific, Rio de Janeiro, In_Trânsito, Cia Marginal, Territórios Urbanos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre a peça In_Trânsito, encenada pela Cia. Marginal, com direção de Isabel Penoni e Joana Levi. In_Trânsito configura-se como uma performance site-specific (encenada em espaços originalmente não dedicados a ela) desenvolvida durante viagens nos vagões do ramal Saracuruna, com início na Central do Brasil, estação ferroviária localizada no Rio de Janeiro. Por meio de um diálogo sobre circulação e direito à cidade e de um olhar para performances que tenham a cidade como palco ou personagem e que sejam localizadas em um território, procuramos entender, utilizando um relato etnográfico da peça, os dilemas pelos quais a cidade passa e como movimentos sociais e artísticos são perpassados pelo que acontece nesta mesma cidade.



Resumo Inglês:

 

This paper aims to consider the play In_Trânsito, featuring the Cia. Marginal theater collective and directed by Isabel Penoni and Joana Levi. In_Trânsito is a site-specific performance (one that is staged in a physical space not originally built for this purpose) presented during people’s commute in the train cars of the branch line Saracuruna, departing from Central do Brasil, the central train station in Rio de Janeiro’s railway network. By providing a dialogue about urban motility and entitlement, and considering site-based performances that feature the city as stage or character, we try to comprehend – using an ethnographic account of the play – the dilemmas the city goes through and how social and artistic movements are permeated by what happens in the city.