NUANCES DA SOCIOLOGIA DO DESVIO EM ÉMILE DURKHEIM

Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE

Endereço:
Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
Recife / PE
52171-900
Site: http://www.journals.ufrpe.br
Telefone: (81) 8812-5501
ISSN: 2316977X
Editor Chefe: Professor Dr. Tarcísio Augusto Alves da Silva
Início Publicação: 30/06/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

NUANCES DA SOCIOLOGIA DO DESVIO EM ÉMILE DURKHEIM

Ano: 2012 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: F. M. V. Ribeiro
Autor Correspondente: F. M. V. Ribeiro | [email protected]

Palavras-chave: moralidade, normas sociais, desvio, anomia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Segundo Boudon & Bourricaud (1982), o conceito de anomia, utilizado por
vários sociólogos, tem a ambição de traduzir de maneira precisa a noção
vaga de desregramento social. Sob um ponto de vista amplo, “anomia”
quer dizer ausência de organização natural ou legal. Nota-se a ideia de um
desregramento fundamental das relações entre o indivíduo e a sociedade. Na
análise durkheimiana dos fatos sociais, podemos encontrar uma teoria do
desvio, principalmente nas obras Da divisão do trabalho social (1893) e O
suicídio (1897). Para Durkheim, a anomia surge na sociedade quando ocorre
um estado de desregramento e desorganização social, geralmente em crises de
cunho econômico ou causadas por mudanças sociais e/ou ideológicas. Tendo
uma base funcionalista, o conceito de anomia diz respeito aos fenômenos
que estão fora da normalidade e da regularidade da vida social. Este artigo
tem como objetivo esmiuçar o arcabouço teórico de Émile Durkheim,
especificamente tomando como base a análise da moral, para compreender as
nuances de uma sociologia do desvio em um dos autores clássicos das ciências sociais.



Resumo Inglês:

According Bourricaud & Boudon (1982), the concept of anomie, used by many
sociologists, has the ambition to translate accurately the vague notion of social
deregulation. From this point of view, deviance means the absence of natural or
legal organization. The idea of a fundamental deregulation of the relationship
between the individual and society is remarkable here. In the analysis of
Durkheim’s social facts, we can find a theory of deviance, particularly in the
Division of Social Work (1893) and Suicide (1897). For Durkheim, anomie
in society arises when society experiences a state of lawlessness and social
disruption, economic crises caused by social and/or ideological change. Being
a functionalist notion, the concept of anomie is related to the phenomena that
are outside the normal range and regularity of social life. This article aims to
scrutinize the theoretical framework of Emile Durkheim, specifically drawing
on the analysis of morality to understand the nuances of a sociology of deviance.