Notícia dos dramas: "Vitiza ou o Nero de Espanha" e "A mulher feia", de Martins Pena

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Editor Chefe: Comissão Editorial
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Notícia dos dramas: "Vitiza ou o Nero de Espanha" e "A mulher feia", de Martins Pena

Ano: 2011 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Bruna Silva Rondinelli
Autor Correspondente: B. S. Rondinelli | [email protected]

Palavras-chave: Martins Pena, drama, imprensa, anúncios teatrais, drama, press, theatrical announcements

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Luis Carlos Martins Pena (1815-1848) é consagrado pela historiografia literária como o precursor da comédia nacional de costumes. Com a encenação de O juiz de paz da roça, em 1838, iniciou uma situação nova no teatro brasileiro, ao abordar aspectos sociais, políticos e econômicos da sociedade imperial. O autor não apenas escreveu inúmeras peças cômicas, como também se dedicou à composição de dramas históricos, raramente estudados. Por meio de investigação historiográfica realizada na imprensa carioca da década de 1840, nos periódicos Jornal do Commercio e Diário do Rio de Janeiro, pretendemos elucidar informações inéditas acerca de Vitiza ou O Nero de Espanha e A mulher feia, os únicos dramas que Martins Pena encenou em vida. Este artigo apresenta o enredo dessas peças e contextualiza suas exibições no principal teatro da corte, o Teatro de São Pedro de Alcântara.



Resumo Inglês:

Luis Carlos Martins Pena (1815-1848) is recognized by literary historiography as the founder of national comedy
of manners. With the staging of O Juiz de Paz da Roça, in 1838, he started a new propositon in the brazilian
theather, introducing social, political and economic aspects of the imperial society. The author not only wrote countless comic plays, but was also dedicated to the composition of historical dramas, barely studied. With the historiography investigation of carioca press on the 1840 decade, in the periodic Jornal do Commercio and Diário do Rio de Janeiro, we intend to reveal unknown information about the plays Vitiza ou O Nero de Espanha and A Mulher Feia, the only two dramas staged by the author in life. This paper presents the story of these two dramas and contextualizes its representations in the most important theather of the Court, the São Pedro de Alcântara’s Theater.