Este artigo se ocupa de diferentes modos de convergência entre o outro mundo e o mundo material no município de Caldas (MG). A partir de minha (com)vivência junto à população local, percebi que as múltiplas formas de interação entre estes mundos se tecem nas cotidianidades e fazem parte de um mesmo sistema simbólico, o catolicismo popular. Nesse sentido, emergem várias práticas que extrapolam os limites da doutrina oficial e não são entendidos pelas pessoas como desvios, como os benzimentos ou como adivinhações. Desfilam, ainda, determinados agentes que se manifestam diariamente como os santos, o Diabo e as assombrações. Desta maneira, o caminho metodológico proposto segue por uma apresentação do lugar, pela discussão do catolicismo popular e, por último, por um recorte sobre duas categorias deste sistema simbólico, as assombrações e os benzimentos. Para o recorte deste trabalho, propus analisar, dentro deste sistema simbólico, as assombrações e os benzimentos enquanto categorias emblemáticas do catolicismo popular local. Acerca dos métodos, procurei utilizar a observação participante, como forma de coletar dados etnográficos relevantes, aliada à história oral, o que possibilitou a confecção e análise de entrevistas com os moradores locais.
This article deals with different modes of convergence between the other world and the material world in the municipality of Caldas (MG). From my experience with the local population, I realized that the multiple forms of interaction between these worlds are woven into everyday life and are part of the same symbolic system, popular Catholicism. In this sense, several practices emerge that go beyond the limits of official doctrine and are not understood by people as deviations, such as blessings or divination. There are also certain agents who manifest themselves daily, such as saints, the Devil and ghosts. In this way, the proposed methodological path follows a presentation of the place, the discussion of popular Catholicism and, finally, an outline of two categories of this symbolic system, hauntings and blessings. For the outline of this work, I proposed to analyze, within this symbolic system, hauntings and blessings as emblematic categories of local popular Catholicism. Regarding the methods, I tried to use participant observation as a way of collecting relevant ethnographic data, combined with oral history, which made it possible to prepare and analyze interviews with local residents.
Este artículo trata sobre diferentes modos de convergencia entre el otro mundo y el mundo material en el municipio de Caldas (MG). A partir de mi experiencia con la población local, me di cuenta de que las múltiples formas de interacción entre estos mundos se entretejen en la vida cotidiana y forman parte de un mismo sistema simbólico, el catolicismo popular. En este sentido, surgen varias prácticas que van más allá de los límites de la doctrina oficial y no son entendidas por las personas como desviaciones, como las bendiciones o la adivinación. También existen ciertos agentes que se manifiestan a diario, como los santos, el Diablo y los fantasmas. De esta forma, el camino metodológico propuesto sigue una presentación del lugar, la discusión del catolicismo popular y, finalmente, un esbozo de dos categorías de este sistema simbólico, apariciones y bendiciones. Para el esbozo de este trabajo me propuse analizar, dentro de este sistema simbólico, apariciones y bendiciones como categorías emblemáticas del catolicismo popular local. En cuanto a los métodos, traté de utilizar la observación participante como una forma de recolectar datos etnográficos relevantes, combinado con la historia oral, lo que permitió preparar y analizar entrevistas con los residentes locales.