NO BUSINESS LIKE SHOW BUSINESS: Uma cartografia dos sistemas de distribuição de séries televisivas nos Estados Unidos

Revista GEMInIS

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ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

NO BUSINESS LIKE SHOW BUSINESS: Uma cartografia dos sistemas de distribuição de séries televisivas nos Estados Unidos

Ano: 2017 | Volume: 8 | Número: 3
Autores: João Eduardo Silva de Araújo, Maíra Bianchini
Autor Correspondente: João Eduardo Silva de Araújo, Maíra Bianchini | [email protected]

Palavras-chave: audiovisual, indústrias criativas, ficção televisiva americana, ficção seriada televisiva, series, sistemas de produção e distribuição, televisão, television

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho busca esboçar as características dos mais importantes modelos de distribuição comercial de séries televisivas originais nos Estados Unidos, nomeadamente: redes abertas, canais básicos de cabo, canais premium e o emergente sistema de produção de conteúdo televisivo para distribuição exclusiva online. O objetivo é apresentar os constrangimentos institucionais e desafios que cada um desses sistemas enfrenta e o impacto destes distintos modelos de negócios sobre os produtos, num enquadramento guiado pelos recentes estudos sobre indústrias criativas. Longe de escrutinar em detalhe o mosaico que constitui a paisagem televisiva estadunidense, este estudo tem um caráter cartográfico, centrando sua argumentação em apenas uma empresa ligada a cada um desses sistemas.



Resumo Inglês:

This work seeks to sketch the features of the main models for commercial distribution of original television series in the United States, namely: networks, basic cable channels, premium channels and the emergent system of television content’s production for exclusive online distribution. Its objective is to present the institutional constraints and challenges that each of these systems faces and the impact of these distinct business models upon the products, in a framework guided by the recent studies on creative industries. Far from scrutinizing in detail the mosaic that constitutes the American television landscape, this study is of a cartographic character, centering its argument in only one company linked to each of these systems.