Narrativas e aprendizados do colonialismo: mestiçagem, nação e identidade pós-colonial a partir de Viva o Povo Brasileiro
Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE
Narrativas e aprendizados do colonialismo: mestiçagem, nação e identidade pós-colonial a partir de Viva o Povo Brasileiro
Autor Correspondente: João Matias de Oliveira Neto | [email protected]
Palavras-chave: Sociologia da cultura; pensamento social brasileiro; identidade pós-colonial
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
De uma perspectiva histórica, as narrativas que compreendem identidades excluídas do processo histórico brasileiro tanto motivaram movimentos de vanguarda nas artes e na ciência, como serviu de objeto de reflexão para intelectuais brasileiros ao longo do século XX. Publicado em 1984, o romance Viva o Povo Brasileiro nos oferece um retrato sociológico do que seria um ideal de mestiçagem brasileiro, frente aos desafios enfrentados por vozes excluídas de um processo de concepção da história que o autor, a partir de uma narrativa ficcional, busca reconstruir. Neste trabalho, sugerimos uma abordagem do romance à luz do pensamento social e da teoria pós-colonial, enfocando como os negros e mulatos estiveram presentes no processo de construção nacional e de seus ideários, sobretudo ao silenciar outros processos de afirmação e de concepção de identidades, a exemplo da presença da herança africana neste processo como um todo, como traz o romance. Entre a história e a ficção, o ‘mundo da obra’, como distingue Paul Ricoeur, nos aproxima da perspectiva de um pensamento social produzido pela literatura sobre temas caros ao modo como o Brasil se pensa. Os processos de concepção do ‘Outro’ ou do ‘Mesmo’ em Viva o Povo Brasileiro nos desafiam a encarar este ‘Outro’ disseminado dentro de uma mesma nação, excluídos em suas próprias vozes e imersos dentro de um processo dentro da literatura e do pensamento brasileiro.
Resumo Inglês:
In this work, we suggest an approach of the novel Viva o Povo Brasileiro (An invincible memory) in face of social thought and postcolonial theory, focusing on how blacks and mulattos were present in the process of national construction and its ideals, specially in silence produced about processes of identity. Between history and fction, the ‘world of work’, as Paul Ricoeur distinguishes, brings us closer to the perspective of a social thought produced by literature about Brazil.