NARRATIVAS DO TEMPO

Revista Encontros

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ISSN: 24476196
Editor Chefe: Ana Maria Ribas
Início Publicação: 30/09/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

NARRATIVAS DO TEMPO

Ano: 2012 | Volume: 10 | Número: 18
Autores: Ana Maria Ribas, Silvana Bandoli Vargas
Autor Correspondente: Ana Maria Ribas | [email protected]

Palavras-chave: história, memória, cidade do Rio de Janeiro, fonte histórica, narrativas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo apresenta um diálogo possível entre memória, cultura e ensino de História, tendo como referência que os vínculos entre história e memória, para além do esquecimento-lembrança ou dos usos do passado, são fundamentais à construção do sujeito histórico. Partindo da utilização de narrativas literárias como fonte histórica, propomos o desenvolvimento do exercício intelectual com o romance Esaú e Jacó, de Machado de Assis, a fim de tanto perceber as permanências e rupturas, diversidades e semelhanças, sucessão e simultaneidade na formação do saber histórico escolar quanto elaborar outra percepção da cidade do Rio de Janeiro como local privilegiado das disputas e das
resistências, bem como dos indícios de um passado que atente a uma nova perspectiva de vivência urbana.



Resumo Francês:

Cet article présente un dialogue possible entre la mémoire, la culture et l'enseignement de l' Histoire, tout en ayant comme référence que les rapports entre l' histoire et la mémoire, en plus de l'oubli-souvenir ou des usages du passé, sont fondamentaux à la construction du sujet historique. Tout en partant de l' utilisation de récits littéraires comme source historique, nous proposons le développemet de l'exercice intellectuel avec le roman Esaú e Jacó, de Machado de Assis, afin de percevoir pas seulement les permanences et les ruptures, les diversités et les ressemblances, la succession et la simultanéité dans la formation du savoir historique scolaire mais aussi d'élaborer autre perception de la ville de Rio de Janeiro comme un lieu privilégié des disputes et des résistances, et aussi comme un lieu des indices d'un passé qui perçoive une nouvelle perspective du vécu urbain.