NA DIALÉTICA, O DESLUGAR: A PARIS QUE LIBERTA E APRISIONA EM LE PONT DU NORD

Revista GEMInIS

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ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

NA DIALÉTICA, O DESLUGAR: A PARIS QUE LIBERTA E APRISIONA EM LE PONT DU NORD

Ano: 2020 | Volume: 11 | Número: 2
Autores: N. L. Adams, S. Fischer
Autor Correspondente: N. L. Adams | [email protected]

Palavras-chave: Deslugar, Dialética hegeliana, Jacques Rivette, Le Pont du Nord, Paisagem urbana

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O estudo, de natureza especulativa, analisa o filme Le pont du Nord (RIVETTE; 1981) buscando identificar uma estética de deslugar expressa na dialética de liberdade/clausura das imagens de Paris. Parte-se da hipótese de que as formulações sobre deslugar e dialética se interseccionam: enquanto Hegel (1964) indica a contradição como mola propulsora do estado permanente de transitoriedade, a ideia de deslugar, de forma semelhante, se caracteriza por uma relação de ambiguidades e contradições, nem/nem, que resulta em um devir do sujeito (FISCHER, 2010). Propõe-se que, na obra, o possível ponto de encontro entre as teorias é a paisagem da capital francesa.