Na cartola de um mágico: práticas criativas e relações raciais em uma oficina de samba

Revista Nupeart

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Ceart - Itacorubi
Florianópolis / SC
88035-001
Site: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/index
Telefone: (48) 3664-7971
ISSN: 2358-0925
Editor Chefe: André Carreira
Início Publicação: 01/09/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Na cartola de um mágico: práticas criativas e relações raciais em uma oficina de samba

Ano: 2019 | Volume: 22 | Número: 2
Autores: Eloisa Costa Gonzaga, Carlos Eduardo Romão, Viviane Beineke, Camila da Costa Zanetta
Autor Correspondente: Eloisa Costa Gonzaga | [email protected]

Palavras-chave: educação musical, relações raciais, práticas criativas, oficina de samba.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo focaliza o processo de composição e gravação do samba-enredo Na Cartola de um Mágico, numa Oficina de Samba para crianças. Além da prática musical, o objetivo do trabalho foi compreender as matrizes do samba por meio de artistas que são referência nesse gênero musical, dando visibilidade a sambistas negros e negras e problematizando o seu contexto histórico e social. O tema para a composição foi escolhido coletivamente pelas crianças, que decidiram homenagear Angenor de Oliveira, o “Cartola”, grande referência do samba brasileiro. No processo de composição, as crianças puderam vivenciar práticas criativas interagindo com questões étnico-raciais, valorizando suas compreensões e diálogos nas tomadas de decisão. Acreditamos que processos pedagógico-musicais dessa natureza permitam transformar olhares para as relações étnico-raciais na Escola Básica e na Universidade, em trabalho construído com base em posicionamentos políticos de superação do racismo e das desigualdades raciais.



Resumo Inglês:

This article focuses on the process of composing and recording the samba theme song Na Cartola de um Mágico (“In a Magician Hat”) at a samba workshop for children. The objectives of this research  were  to  address  music  practice  as  well  as  provide  further insights into the origins of samba through artists who are  references  in  this  musical  genre,  giving  visibility  to  black  samba  composers  in  addition  to  analyzing  and  discussing  their historical and social context. The theme for the compo-sition was chosen collectively by the children, who decided to pay  tribute  to  Angenor  de  Oliveira,  also  known  as  “Cartola”, a  great  reference  of  Brazilian  samba.  In  the  composition  process,  children  experienced  creative  practices  while  inter-acting with ethnic-racial issues, and they had the opportunity to value their understanding and dialogue in decision making. We  believe  that  these  music  teaching  processes  can  change  the way ethnic-racial relations are seen at elementary school and  at  university  through  work  developed  on  the  basis  of  political  positions  for  the  purpose  of  overcoming  racism  and  racial inequalities.