Núpcias laicas: religiosidades e poder (Belém, 1916-1940)

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ISSN: 16767640
Editor Chefe: Marieta Pinheiro de Carvalho
Início Publicação: 31/05/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Núpcias laicas: religiosidades e poder (Belém, 1916-1940)

Ano: 2022 | Volume: 21 | Número: 1
Autores: Ipojucan Dias Campos
Autor Correspondente: Ipojucan Dias Campos | [email protected]

Palavras-chave: república; católicos; religiosidades

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo circunscreveu suas atenções à cidade de Belém entre 1916 e 1940. Suas preocupações concentraram-se em compreender determinados aspectos laico-religiosos atribuídos ao casamento civil. À vista disso, o estudo pôs-se a vislumbrar os significados dados pela República, pela Igreja Católica, pelos juízes e pelos cônjuges àquela forma de união conjugal, a qual, se por um lado, em nenhum momento rompeu com certezas católicas (indissolubilidade matrimonial, casamento como base da coletividade), por outro, ofereceu à sociedade celebração dita única a legitimar a família, ou seja, na ausência do consórcio cartorial, o matrimônio católico ou o de qualquer denominação religiosa indispunha de validade jurídica e, por isso, não regularizava a prole e os bens, por exemplo. Com efeito, à fundamentação desses domínios foi seminal estabelecer sistemático cruzamento com diferentes fontes, a saber: jornais, processos de desquite, ação de investigação de paternidade, Decretos do Governo Provisório da República de 1890, Código Civil Brasileiro de 1916 e fragmentos do diário de uma personagem chamada Laura Soares de Souza.



Resumo Inglês:

This article limited its attention to the city of Belém between 1916 and 1940. Its concerns focused on understanding certain secular-religious aspects attributed to civil marriage. In view of this, the study began to glimpse the meanings given by the Republic, the Catholic Church, the judges and the spouses to that form of conjugal union, which, if on the one hand, at no time broke with Catholic certainties (marital indissolubility , marriage as the basis of the collectivity), on the other hand, it offered society a so-called single celebration to legitimize the family, that is, in the absence of the notary consortium, the Catholic marriage or that of any religious denomination did not have legal validity and, therefore, did not regularized offspring and property, for example. Indeed, the foundation of these domains was seminal to establish a systematic crossing with different sources, namely: newspapers, divorce proceedings, paternity investigation action, Decrees of the Provisional Government of the Republic of 1890, Brazilian Civil Code of 1916 and fragments of the diary of a character named Laura Soares de Souza.