Music performance anxiety in instrumental duos: six interviews

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Music performance anxiety in instrumental duos: six interviews

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Fiammetta Facchini Giuseppina Facchini, Nancy Lee Harper
Autor Correspondente: Fiammetta Facchini Giuseppina Facchini | [email protected]

Palavras-chave: Duos instrumentais, entrevistas semiestruturadas, Ansiedade de Performance Musical (APM), violino, violoncelo, piano

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com o objetivo de analisar a presença ou a ausência de Ansiedade de Performance Musical (APM) em duos instrumentais consolidados, seis entrevistas semiestruturadas com membros de três duos instrumentais de música de câmara de longa duração (violino e piano; violoncelo e piano; piano a 4 mãos) foram conduzidas. A análise mostrou que a APM é um pouco comum a todos os músicos, mas que a formação de duo foi considerada um lugar seguro ou de refúgio quando comparado ao lugar da performance solo. As causas da APM na performance em duo, para os entrevistados, foram relacionadas à família e ao ambiente em que foram criados. Além disso, a relutância em falar sobre APM entre os membros dos duos prevaleceu, e a falta de um sistema educacional para promover o conhecimento e auxiliar no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento foi observada. Diferentes atitudes foram observadas através das diferenças de gerações dos duos, no que diz respeito à resolução do problema da APM. No entanto, todos concordaram que uma atitude psicossomática positiva e um estilo de vida saudável, juntamente com a aplicação das técnicas de respiração e concentração, são meios eficazes para combater os problemas da APM. Em relação às suas percepções de desempenho com o parceiro regular em um duo de longo prazo (“duo consolidado”), em oposição a um parceiro ocasional em um duo de curto prazo (“duo ocasional”), todos concordaram com a satisfação preferencial do duo de longo prazo, apreciando nele “outra percepção, outra poesia”.



Resumo Inglês:

Six semi-structured interviews with members of long-terms chamber music duo (violin and piano; cello and piano; piano 4 hands) were realised with the objective to analyse what happens in terms of Musical Performance Anxiety (MPA) in long-term Duo ensembles. The analysis showed that MPA is some common to all musicians but, at the same time, for these interviewed musicians, the “Duo” is a refuge, a safe place where they feel protected that is impossible to compare to “solo” performance. Regarding the causes of MPA in duo performance, it seems that factors of the family and the context in which the musician has grown up have a strong impact on the degree of experiencing more, or less, anxiety about public performance. As well, personal characteristics have a large impact on the development and degree of MPA.  It seems too that there is a kind of reluctance to speak about MPA between musicians and it also emerged that there is a lack of an education system that promotes knowledge and the development of coping strategies to deal with MPA. With respect to solving the matter of MPA, a different attitude is noted across the generations, given the difference in ages of the duos but, in general, we find here many agreements among all respondents about the fact that an appropriate study, done in a rational and conscious way along with a positive psycho-somatic attitude and a healthy lifestyle and the application of breathing techniques and concentration, are actually effective means to counter the problems of MPA. Regarding the difference between a consolidated and an occasional Duo, all stated that within the consolidated Duo there is another perception, another poetry.