Museus e virtualidades: uma relação para o século XXI

Informação@Profissões

Endereço:
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 - Cx. Postal 6001 - Campus Universitário
Londrina / PR
86051-990
Site: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof
Telefone: (43) 3371-4348
ISSN: 2317-4390
Editor Chefe: Brígida Maria Nogueira Cervantes
Início Publicação: 30/06/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Ciência da informação

Museus e virtualidades: uma relação para o século XXI

Ano: 2016 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Fábio Rogério Batista Lima, Plácida Leopoldina V. A. C. Santos, Julio Bittencourt Francisco
Autor Correspondente: Fábio Rogério Batista Lima | [email protected]

Palavras-chave: Museu Virtual, Imagem, Informação e Tecnologia, Intersemioses Digitais, Plataformas digitais, Museus de arte, Google Art Project

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Introdução: Antes da reprodução fotográfica, a apreciação da arte era limitada apenas às visitas físicas aos museus ou as coleções pessoais. Com a digitalização e a transposição de obras de arte para plataformas museológicas digitais cria-se simulacros das obras originais, e sua forma material e orgânica transforma-se em linguagem computacional de bits e bytes. Objetivo: Identificar as características que indicam as transformações da estrutura de apresentação da obra de arte na sua passagem para ambientes virtuais quando digitalizadas, uma vez que a mudança de um sistema semiótico para outro ocasiona rupturas e mutações na qualidade estética da obra de arte produzida sobre um suporte e transferida para outro. Metodologia: Com uso do método bibliográfico descritivo, verificaram-se as características de acesso à informação através das novas plataformas museológicas no ambiente Web. Resultados: Com as plataformas digitais on-line, os museus perdem em intensidade, pois as obras expostas são representações das originais, no entanto, ganham em extensividade, pois democratizam o acesso. Conclusões: Essas plataformas recontextualizam as obras e servem como guia e tradutor do acervo, levando o indivíduo a percorrer a exposição com um conjunto de informações que atuam como apoio didático-pedagógico no processo de aquisição de repertório e ampliação da base de conhecimento.



Resumo Inglês:

Introduction: Before photograph reproduction, art interaction was limited to physical presence at museums or visiting personal collections. With the digitization and the setup of works of art in digital platforms, museums had created a sort of simulacrum of the original works, but also transforming organic matter into computer language of bits and bytes. Objective: Identify and indicate the artwork on its conversion to virtual world when it passes thru scanned environments, since the change of a semiotic system to another causes disruptions and changes in the aesthetic quality of the work of art produced on a support and moved to another. Methods: With use of a descriptive literature method in the access of information, new characteristics of access takes place through museological platforms in the web environment. Results: With the digital online platforms, museums lose in intensity because the exhibited works are but representations of the original, however, it gains in extensiveness as it democratizes access. Conclusions: These platforms recontextualize the works and serve as a translation guide for the collection. This leads the individual to go through the exhibition with a set of information that acts as didactic and pedagogical support guide in the repertoire of the acquisition process that also help in the expansion of the knowledge base.



Resumo Espanhol:

Introducción: Antes de la reproducción fotográfica, apreciación del arte se limita sólo a las visitas físicas a los museos y colecciones personales. Con la digitalización y la converción de las obras de arte en plataformas digitales museales se crea una especie de simulacro de la obra original, y su concepción material y orgánico se convierte en lenguaje informático de bits y bytes. Objetivo: Identificar y indican los cambios en la estructura de la presentación de la obra en su conversión a virtual cuando se escanea entornos, ya que el cambio de un sistema semiótico a otro ocasionan rupturas y cambios en la calidad estética de la obra de arte producida en un soporte que se trasladó a otro. Metodología: Con el uso del método de la literatura descriptiva, las características del acceso a la información a través de nuevas plataformas museológicas se comproba en el entorno Web. Resultados: Con las plataformas digitales en línea, museos pierden en intensidad porque las obras expuestas son representaciones de la original, sin embargo, también ganan en amplitud como el acceso democratizado. Conclusiones: Estas plataformas han permitido un cambio de contexto de las obras y actúan como una guía y traductor de la colección, lo que lleva a la persona a ir a través de la exposición con un conjunto de información que sirven de soporte didáctico y pedagógico en el repertorio del proceso de adquisición y expansión de las base de los conocimientos.