Mulheres como objeto: ambigüidades nas representações do feminino na arte “POP” de ALLEN JONES

Caderno Espaço Feminino

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ISSN: 19813082
Editor Chefe: Vera Lúcia Puga
Início Publicação: 30/06/1994
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Mulheres como objeto: ambigüidades nas representações do feminino na arte “POP” de ALLEN JONES

Ano: 2007 | Volume: 17 | Número: 1
Autores: Marinês Ribeiro dos Santos
Autor Correspondente: Marinês Ribeiro dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: movimento pop, representações do corpo feminino, relações de gênero

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As revoluções social e cultural dos anos 1960
propiciaram transformações nos padrões de conduta sexual,
percebidas em expressões como a permissividade das imagens
de corpos femininos veiculadas pela mídia. Neste artigo,
apresento uma discussão sobre este fenômeno a partir das
esculturas/mobiliário criadas pelo artista “pop” Allen Jones
em 1969, cuja proposta mobilizou a reação do movimento
feminista britânico.



Resumo Inglês:

The 1960s social and cultural revolutions enabled
transformations at the sexual behavior norms, perceived at
expressions such as the permissive images of the female
body propagated by media. In this article, I present a
discussion on related issues based on the sculptures/furniture
created by the pop artist Allen Jones in 1969, whose work
has triggered a reaction from the British feminist movement.