MULHERES ANGOLANAS NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE MIGRAÇÕES E MATERNIDADE

Cadernos de Estudos Sociais

Endereço:
Rua Dois Irmãos, 92 - Apipucos
Recife / PE
52071-440
Site: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/index
Telefone: (81) 3073-6617
ISSN: 2595-4091
Editor Chefe: Beatriz Mesquita
Início Publicação: 01/01/1985
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Arqueologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Demografia, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional, Área de Estudo: Turismo

MULHERES ANGOLANAS NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE MIGRAÇÕES E MATERNIDADE

Ano: 2018 | Volume: 33 | Número: 2
Autores: A. L. Santos, D. T.i P. Novaes, M. de F. G. Chaves
Autor Correspondente: A. L. Santos | [email protected]

Palavras-chave: Mulheres angolanas, migrações, maternidade, Angola, Brasil

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo trata de modo exploratório da imigração contemporânea de mulheres angolanas para o Brasil. Contextualiza-se nesse movimento as especificidades das mulheres que tem na maternidade um motivador central. Essa relação migração-maternidade revela a cultura e os valores sociais angolanos, cujos traços gerais se busca identificar. Na sociedade angolana, a mulher existe, em certa medida, para cumprir o papel da reprodução. Migrar para o Brasil é, para muitas mulheres, uma tentativa de cumprimento dessa função. Nessa análise adota-se metodologia mista, que considera dados quantitativos e qualitativos. Examina-se dados secundários de distintas instituições brasileiras, angolanas e internacionais e dados primários obtidos em entrevistas com 22 mulheres angolanas que chegaram no Brasil a partir de 2013, e cumpriam pelo menos um dos critérios de seleção: 1) vieram grávidas ou não, mas aqui deram à luz; 2) vieram em busca de tratamento de fertilização. O Brasil é escolhido pelas suas condições de bem-estar social, que mesmo precárias, comparativamente a Angola, possibilitam maior acesso à saúde reprodutiva e infantil, à educação, à programas sociais de assistência à renda, dentre outras circunstâncias que simbolicamente fazem o país ser um “lócus” de esperança de maternidade segura e bem-sucedida.



Resumo Espanhol:

Este artículo trata de manera exploratória sobre la inmigración contemporánea de mujeres angoleñas hacia Brasil. Se contextualizan las especificidades de ese movimiento, que tiene en la maternidad su motivador central. Esta relación migración-maternidad revela la cultura y los valores sociales angoleños, cuyos rasgos generales se busca identificar. En la sociedad angoleña, la mujer existe, en cierta medida, para cumplir el papel de la reproducción. Migrar a Brasil es, para muchas mujeres, un intento de cumplimiento de esta función. En este análisis se adopta una metodología mixta, que considera datos cuantitativos y cualitativos. Se examinan datos secundarios de distintas instituciones brasileñas y angoleñas, y datos primarios obtenidos en entrevistas con mujeres angoleñas que llegaron a Brasil a partir de 2013 y que cumplían por lo menos uno de los criterios de selección: 1) vinieron embarazadas o no, pero aquí han tenido hijos; 2) vinieron en busca de tratamiento de fertilización. Brasil es elegido por sus condiciones de bienestar social, que aunque precarias, comparativamente a Angola, posibilitan un mayor acceso a la salud reproductiva e infantil, a la educación, a programas sociales de asistencia a renta, entre otras circunstancias que simbólicamente lo hace un país "locus" de esperanza de maternidad segura y exitosa.