MOVIMENTO INTERNACIONAL DE VIRTUALIZAÇÃO DA MEMÓRIA E INTERFACEAMENTO DA CULTURA

Sillogés

Endereço:
Rua Caldas Júnior, 20 - 24 - Centro Histórico
Porto Alegre / RS
90010260
Site: http://historiasocialecomparada.org/revistas/index.php/silloges
Telefone: (51) 9849-6496
ISSN: 2595-4830
Editor Chefe: Marcelo Vianna
Início Publicação: 12/07/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Museologia, Área de Estudo: Artes

MOVIMENTO INTERNACIONAL DE VIRTUALIZAÇÃO DA MEMÓRIA E INTERFACEAMENTO DA CULTURA

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Priscila Chagas Oliveira
Autor Correspondente: Priscila Chagas Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Interfaces da memória social, Virtualização da memória, Interfaces culturais, Patrimônio digital.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

ste artigo reflete sobre a configuração da memória social e o aparecimento da categoria “patrimônio digital” no campo da memória e do patrimônio, a partir do contexto tecnológico contemporâneo da cultura digital. Neste paradigma tecnológico, as relações sociais tornam-se cíbridas – on e offline ao mesmo tempo - e os saberes têm potência de ser construídos colaborativamente e em rede. Como consequência, vê-se ocorrer uma busca crescente pela criação e/ou adaptação de diversos museus, bibliotecas e acervos para a linguagem eletrônica. Assim, por meio de quatro casos: Brasiliana Fotográfica Digital, Google Arts & Culture, Museu dos Memes e Museu das Coisas Banais, descreverei o que nomeio ser um movimento de virtualização da memória e interfaceamento da cultura, que se inicia quando os objetos culturais passam a ser virtualizados e acessados através da interface humano-máquina. Ao mesmo tempo, à nova configuração da memória social proponho pensar o conceito de Interfaces da Memória Social para designar as interfaces interativas computacionais das mídias sociais, que estão entre a noção de lugar de memória e meio de memória, as quais possibilitam uma gestão compartilhada do conhecimento, tornando sua construção potencialmente acessível, colaborativa e desterritorializada.  Concluo que o campo de estudo em memória social toma novos contornos com o estabelecimento da cultura digital, evidenciando a pujante necessidade de equilíbrio entre as práticas de acumulação/memória e dissolução/esquecimento na web, a fim de que se possa refletir a democratização do acesso às coleções patrimoniais e à memória do mundo do tempo presente.



Resumo Inglês:

This article reflects on the configuration of social memory and the emergence of the category "digital heritage" in the field of memory and cultural heritage, from the contemporary technological context of digital culture. In this technological paradigm, social relations become cybrid - on and offline at the same time - and the knowledges have the power to be constructed collaboratively and in a network. Therefore, there is an increasing search for the development and/or adaptation of several museums, libraries and collections of electronic language. Thus, through four cases: Brasiliana Digital Photography, Google Arts & Culture, Museum of Memes and Museum of Banal Things, I describe what I call the movement of virtualization of memory and interfacing of culture, which begins when cultural objects pass to be virtualized and accessed through the human-machine interface. At the same time, to the new configuration of social memory I propose to think in the concept of interfaces of social memory in order to designate computational interactive interfaces of social media, which are between the notion of memory’s place and memory’s medium, that allow the shared management of knowledge, making its development potentially accessible, collaborative and desterritorialized. It is possible to conclude that the field of social memory acquires new shapes and outlines with the establishment of digital culture, making evident the strong need of balance between practices of accumulation/memories and dissolution/forgetting in the web. In order to reflect the democratization of access to culture heritage collections and to world memory of present time.