A Motivação e Autonomia na Era da Tecnologia: A Influência dos Jogos Eletrônicos e das Séries De TV na Aprendizagem de Língua Inglesa

Revista Porto das Letras

Endereço:
Rua 03, Jardim dos Ipês, Setor Aeroporto, S/N, Câmpus de Porto Nacional, UFT
Porto Nacional / TO
77.000-000
Site: http://revista.uft.edu.br/index.php/portodasletras/index
Telefone: (63)3363-0566
ISSN: 24480819
Editor Chefe: Carlos Roberto Ludwig
Início Publicação: 31/12/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

A Motivação e Autonomia na Era da Tecnologia: A Influência dos Jogos Eletrônicos e das Séries De TV na Aprendizagem de Língua Inglesa

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: T. N. C. Sales
Autor Correspondente: T. N. C. Sales | [email protected]

Palavras-chave: motivação, autonomia, séries de tv, jogos eletrônicos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse artigo tem o objetivo de analisar a influência dos jogos eletrônicos na aprendizagem da língua Inglesa. A pesquisa é um estudo de caso com dois alunos de um colégio de ensino médio público. Os dois alunos entrevistados adquiriram três competências através dos jogos eletrônicos: falar, escrever e ler. Dessa forma, pretende-se analisar quais fatores internos ou externos fizeram com que os discentes tivessem interesse pela Língua Inglesa, além de analisar a diferença entre o aprendizado promovido pela escola e aquele procurado pelo aluno em ambiente extraescolar. Foi aplicado um questionário aos alunos para verificar de que forma ocorreu a aprendizagem de língua inglesa por meio das novas tecnologias, porque ambos estudam com os mesmos colegas há três anos e somente os dois conseguiram obter maior êxito em relação à prática oral e escrita na língua estrangeira. Além disso, foram feitas algumas considerações sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa, considerando em particular questões relativas aos PCNs, à formação do professor e à autonomia dos estudantes na aprendizagem de língua inglesa.



Resumo Inglês:

This essay aims at analyzing the influence of the electronic games in the English language learning. This research is a case study with two students from a public high school. Both students acquired three skills through the electronic games: speaking, reading and writing. Thus, we aim at analyzing which internal and external factors enabled the students to be interested in the English language, besides analyzing the difference between the learning promoted by school and the one sought for by the student in extra-school environment. We applied a questionnaire to the students in order to verify how the English language learning occurred through the new technologies, because both could obtain better results regarding the oral and written practice in the foreign language. Besides that, we discussed the teaching and learning process of the English language, considering issues particularly regarding the Nacional Guidelines for Education (PCNs), teacher education and the students’ autonomy in the English language learning.