MOSTRAR E DIZER CONTRA A NOVA LEITURA

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ISSN: 19822928
Editor Chefe: Araceli Velloso
Início Publicação: 30/06/1996
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

MOSTRAR E DIZER CONTRA A NOVA LEITURA

Ano: 2010 | Volume: 15 | Número: 2
Autores: Bernardo Alonso
Autor Correspondente: Bernardo Alonso | [email protected]

Palavras-chave: tractatus, teoria pictórica, analiticidade, contingência, inde-pendência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste trabalho é salvaguardar a distinção dizer / mostrar da leitura New Wittgenstein, a qual defende, entre outras coisas, que o Tracta-tus contém apenas linhas de puro nonsense. O autor apresenta uma breve exposição do sistema de linguagem do Tractatus. Depois tenta inter-relacionar três teses centrais, a tese da Analiticidade, a tese da Independência e a tese da Contingência como unificadas pela Teoria da Figuração. Esta fornece uma explicação para uma proposição elementar, sujeita à restrição de que uma proposição deve mostrar o seu sentido. Este artigo reconhece (sem avaliar) as objeções do segundo Wittgenstein em relação à teoria pictórica, mas reconhece também que tais objeções estão relacionadas a teses filosóficas, não a puro nonsense.



Resumo Inglês:

The aim of this work is to preserve the saying / showing tractarian distinction from the New Wittgenstein reading, which defends, among other things, that the Tractatus contains only strings of plain nonsense. The author presents a brief exposition of the language system of the Tractatus. Then he tries to interrelate three core theses, the analyticity theses, the contingency theses and the independency theses as unified by the picture theory. The latter provides the account of an elementary proposition, subject to the con-straint that a proposition must show its sense. This work recognizes (without evaluating) the late Wittgenstein’s objections to his early picture theory of meaning, but also recognizes that those objections relate to philosophical theses, not to pure nonsense.