MORTE E REAL EM SETE MINUTOS DEPOIS DA MEIA-NOITE

Revista Extensão em Ação

Endereço:
Avenida da Universidade, 2932, Benfica
Fortaleza / CE
60.020-181
Site: http://www.revistaprex.ufc.br
Telefone: 85 33667459
ISSN: 2316400X
Editor Chefe: Robéria Rodrigues Lopes
Início Publicação: 31/03/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

MORTE E REAL EM SETE MINUTOS DEPOIS DA MEIA-NOITE

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 16
Autores: Filipe Ramalheiro Venâncio de Souza, Priscilla Hadassa Rabelo Gomes, Caciana Linhares Pereira
Autor Correspondente: Filipe Ramalheiro Venâncio de Souza | [email protected]

Palavras-chave: morte, real, psicanálise,cinema

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo aborda a relação entre morte e real a partir do filme “Sete minutos depois da meia-noite”, dirigido pelo cineasta J. A. Bayona e exibido no “Cine Freud, Cultura e Arte”. Uma das propostas do projeto é recolher elementos dos debates e aprofundá-los através de pesquisa bibliográfica, circunscrevendo e investigando campos temáticos importantes no âmbito da psicanálise e da cultura. Partindo da proposição freudiana de que o homem busca de todas as maneiras uma forma de lidar com a morte, uma vez que a mesma não tem inscrição no inconsciente, o artigo apresenta formulações que aproximam a morte do registro do Real. A análise permitiu estabelecer uma relação entre a estrutura do filme e a experiência analítica a partir do recorte das noções de transferência, verdade e realidade psíquica. 



Resumo Inglês:

This article approaches the relation between death and reality through the movie "A Monster Calls", directed by J. A. Bayona and exhibited at "Cine Freud, Cultura e Arte". One of the purposes of this project is to recall elements from the debates and deepen them through bibliographic research, circumscribing and investigating important thematic fields in the scope of psychoanalisis and culture. Starting from the freudian proposition that the human being searches in every way to deal with death, once it’s not inscribed in the unconscious, the article presents formulations that approach death to the register of reality. The analysis allowed to stablish a relation between the structure of the movie and the analytic experience from the cutout of the notions of transference, truth and psychic reality.