A morte de Sabina Thereza de Jesus: crime, cor e relações verticais no Acarape (CE) oitocentista

Cadernos do CEOM

Endereço:
Rua Líbano 111-D - Passo dos Fortes
Chapecó / SC
89805-510
Site: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc
Telefone: (49) 3323-4779
ISSN: 2175-0173
Editor Chefe: Mirian Carbonera
Início Publicação: 01/01/1986
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Arqueologia, Área de Estudo: História

A morte de Sabina Thereza de Jesus: crime, cor e relações verticais no Acarape (CE) oitocentista

Ano: 2022 | Volume: 35 | Número: 56
Autores: Alan Philipe Moreira Silveira
Autor Correspondente: Alan Philipe Moreira Silveira | [email protected]

Palavras-chave: crime, micro-história, século XIX

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho procurou, a partir de um processo criminal e de jornais cearenses, analisar algumas relações por trás do assassinato de Sabina Thereza de Jesus, ocorrido na Vila do Acarape-Ceará, no mês de novembro de 1876. Compreendendo o crime em sua capacidade de suscitar percepções que extrapolam sua singularidade, buscamos enfatizar os valores e as normas de uma sociedade orientada por relações paternalistas e estreitamente referenciada em classificações raciais. Em diálogo com a Micro-história italiana, destacamos a complexidade acerca da defesa da honra e manutenção da posição social, que se mostraram amparadas no uso da violência. Por sua vez, ao se detalhar aspectos da vida e da morte numa comunidade rural do norte cearense, atentamos para como uma mulher livre, negra e pobre, no declínio da escravidão, pôde experimentar maneiras de se exprimir, agir e resistir.



Resumo Inglês:

This work sought, from a criminal case and Ceará newspapers, to analyze some relations behind the murder of Sabina Thereza de Jesus, occurred in Vila do Acarape, Ceará, in November 1876. Understanding crime in its capacity to raise perceptions that extrapolate its uniqueness, we seek to emphasize the values and norms of a society guided by paternalistic relations and closely referenced in racial classifications. In dialogue with the Italian Micro-History, we highlight the complexity of the defense of honor and maintenance of the social position, which were supported in the use of violence. In turn, when detailing aspects of life and death in a rural community of northern Ceará, we look at how a free, black and poor woman in the decline of slavery could experience ways to express herself, act and resist.